Portal da Cidade Porto Velho

descentralização

Decreto autoriza implantação das IGR para regionalização do turismo em RO

As Instâncias de Governança Regionais (IGR) funcionará como órgão central nos municípios onde for implantada desenvolvam a atividade turística local

Publicado em 13/04/2022 às 08:06
Atualizado em

Passeio de Caiaque no Rio das Garças (RO) (Foto: Secom-RO / Divulgação)

Decreto publicado pelo Governo de Rondônia autoriza a implantação de Instâncias de Governança Regionais (IGR) do turismo no Estado. O decreto nº 27.042/2022 foi publicado no Diário Oficial, na segunda-feira (11).

Segundo o Poder Executivo, a IGR funcionará como órgão central nos municípios onde for implantada. A governança será realizada de forma integrada com os municípios, o setor privado e a sociedade civil, para que juntos organizem e desenvolvam a atividade turística local de forma sustentável.

A IGR, segundo os termos do decreto, passa a ser é um instrumento de gestão inserido neste processo, entre o Executivo Estadual e as demais inciativas, que dá o suporte necessário às ações.

A gestão central continua sendo do Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo – Setur. A iniciativa de regionalização do setor, é um projeto desenvolvido pelo Ministério do Turismo.

Conforme o decreto, em Rondônia, a proposta é transformar as sete regiões turísticas do Estado, que integram o Mapa Turístico do Brasil, em Gerências Regionais (associações ou agências de fomento), para que, unindo forças possam desenvolver suas ações de divulgação e exploração sustentável do setor.

Pelo projeto de governança das IGR compete ao Governo do Estado dar o suporte necessário ao trabalho a ser implementado, capacitar todo o trade turístico envolvido (interessados) no planejamento e na elaboração de projetos e na captação de recursos, entre outros.

“Enfim, compete ao Poder Executivo todo o suporte necessário para que elas (IGR) funcionem e que os municípios avancem em suas iniciativas”, disse William Souza, coordenador de turismo da Setur.

Fonte:

Deixe seu comentário