Portal da Cidade Porto Velho

DESTINOS

Porto Velho integra categoria ‘A’ no Mapa do Turismo Brasileiro

Em Rondônia, são 25 municípios no Mapa, com sete regiões turísticas

Publicado em 05/09/2019 às 02:43

Documento divulgado pelo Ministério do Turismo revela novo número de municípios turísticos do estado de Rondônia Ferramenta de mapeamento dos municípios permite direcionamento mais eficaz das políticas do setor 

O Mapa do Turismo de Rondônia mudou. O Ministério do Turismo divulgou recentemente, no Diário Oficial da União, o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021.

Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram incluídas na atualização da plataforma. Em Rondônia, são 25 municípios no Mapa do Turismo. O estado conta com sete regiões turísticas: Polo Turístico Madeira Mamoré, Polo Turístico Vale do Jamari, Polo Turístico Caminho das Águas, Pólo Turístico Rios de Rondon, Polo Turístico Vale do Guaporé, Pólo Turístico dos Fortes e Pólo Turistico Zona da Mata.(Veja mapa).

Este ano, infelizmente tivemos a saída de alguns municípios de grande relevância e importância e adesão de outros, o motivo pelos quais alguns municípios não integraram o Mapa, deve-se ao fato de que não cumpriram os critérios exigidos pelo governo federal.

Além da necessidade de o município ter um órgão de turismo em atividade e o conselho municipal de turismo em funcionamento, o novo mapa adotou critérios obrigatórios para participação na plataforma.

O prazo para envio da documentação iniciou em março deste ano, com ampla divulgação aos municípios. Somente depois disso o MTUR analisa e divulga as cidades que preencheram os requisitos.

Para o Subsecretário Euzébio Lopes, este redimensionamento contribui para melhorar a capacidade do Ministério do Turismo de atuar de forma coordenada com os estados, regiões turísticas e municípios, para desenvolver e consolidar novos produtos e destinos turísticos.

Com a reativação do Conselho Municipal, o subsecretário da Semdestur, ainda comemora o retorno de Porto Velho para a categoria A, do Mapa do Turismo Brasileiro.

SOBRE O MAPA

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Sua construção é feita em conjunto com os órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros.

Os 25 municípios de Rondônia presentes no Mapa do Turismo se dividem em cinco categorias, de acordo com a Categorização dos municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro. O instrumento, elaborado pelo MTur, identifica o desempenho da economia do turismo para tornar mais fácil a identificação e apoio a cada um.

Confira como ficou o mapa do turismo de Rondônia, por categoria:



Fonte:

Deixe seu comentário