Portal da Cidade Porto Velho

COVID-19

Unidades de Saúde de Porto Velho dão início a aplicação da vacina bivalente

Idosos, pessoas imunocomprometidas, indígenas, ribeirinhos e quilombolas são prioridade

Publicado em 27/02/2023 às 08:53

(Foto: Imagem Ilustrativa / Divulgação)

As unidades de saúde de Porto Velho já começaram a aplicar nesta segunda-feira (27), a vacina bivalente contra a covid-19. Nesta primeira etapa, idosos a partir de 60 anos, essoas imunocomprometidas, indígenas, ribeirinhos e quilombolas são prioridade, determinação do Ministério da Saúde. O novo imunizante é uma versão atualizada da vacina da Pfizer que protege as pessoas contra mais de uma cepa do coronavírus.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informou que imunizante esta disponível em todas unidades de saúde da rede municipal, das 8h às 18h, exceto nas unidades Santo Antônio e Vila Princesa, que atendem das 8h às 12h.

Qual o critério para receber o imunizante bivalente?

Ter completado o esquema primário da vacina contra a covid-19. Ou seja, ter recebido, pelo menos, a primeira e a segunda dose de algum imunizante disponível até o momento. As pessoas que também receberam o reforço estão aptas para serem vacinadas com a bivalente.

Qual o intervalo?

Quatro meses após a última vacina para quem tem o esquema primário (D1 + D2) ou completo (Ref1 + Ref2).

Próximas fase da vacinação

Pelo cronograma do Ministério da Saúde, a Fase 2 inicia em 20 de março e contempla gestantes e puérperas. Fase 3 inicia em 17 de abril para os profissionais de saúde. Por fim, a Fase 4 abrange pessoas com deficiência permanente, população privada de liberdade e servidores do sistema prisional.

Fonte:

Deixe seu comentário