Portal da Cidade Porto Velho

COVID EM RO

Sistema de Saúde está à beira do colapso, afirma secretário Fernando Máximo

Redes pública e privada atingiram limite da capacidade de atendimento na capital e no interior

Publicado em 15/01/2021 às 07:46
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

O Secretário de Saúde do Estado (Sesau), Fernando Máximo, confirmou durante entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (15), que o Governo de Rondônia deve publicar um novo decreto com medidas mais rígidas de isolamento social, em razão do avanço da covid-19 no Estado. O novo decreto está sendo criado após reuniões com o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e representantes da classe empresarial.

Segundo Máximo, a ideia é que com as novas normas, o número de novas infecções diminua, e com isso se evite o colapso da rede pública de saúde. Rondônia contabiliza quase 2 mil vítimas da covid-19 e possui mais de 400 pacientes internados com a doença em todo o Estado. O maior número registrado este ano e um dos maiores desde o início da pandemia. 

"Infelizmente, temos que dizer, estamos à beira do colapso. Essa é a realidade. Os leitos foram criados, estão funcionando, o Governo conseguiu mais alguns leitos na rede privada, mas agora não tem mais. A rede privada está cheia, tanto da capital quanto do interior. A rede pública está cheia", declarou o secretário, acrescentando que estamos colhendo agora os frutos das festas de Natal e Ano Novo".

Vacinação e Oxigênio

De acordo com o Secretário de Saúde, 68 mil doses devem chegar ainda em janeiro, mas não há uma data certa para o envio da vacina. Máximo também garantiu que há estoque de oxigênio suficiente para atender a quantidade atual de pacientes e que não faltaram seringas, já que o Governo adquiriu 1,2 milhão no final do ano passado.

Fonte:

Deixe seu comentário