Portal da Cidade Porto Velho

BOLETIM DIÁRIO

Rondônia bate recorde de casos ativos de covid em 24h desde o início da pandemia

O maior número de casos foi registrado em Cacoal (192) e de mortes em Porto Velho (08)

Publicado em 22/01/2021 às 22:34
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Em pleno período de restrições do último decreto do Governo do Estado são 1.422 casos ativos de coronavirus e 16 mortes em Rondônia nas últimas 24 horas, número recorde desde o início da pandemia. O maior número de casos (192) é em Cacoal e o maior número de mortes (08) em Porto Velho.

A informação foi divulgada durante coletiva de imprensa com o secretário de saúde de Rondônia (Sesau), Fernando Máximo, no final da tarde desta sexta-feira (22), dia em que o número de internações segue em alta, com 558 pessoas em tratamento nas unidades hospitalares do Estado.

Após a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com covid-19 chegar a 100% nesta sexta-feira (22), a Sesau abriu novos leitos e conseguiu reduzir a taxa para 95,2%. Foram abertos novos leitos, o total de oito, no Centro de Reabilitação de Rondônia (Cero) e mais cinco na Unidade de Assistência Médica Intensiva - AMI.

O Estado está aguardando contratação de profissionais de saúde e o secretário fez um apelo para que os médicos que estão participando dos processos seletivos abertos se apresentem. Para atender 10 leitos são necessários pelo menos cinco médicos.

Nova variante do vírus pode está circulando em Rondônia

É uma situação preocupante, segundo Fernando Máximo porque há indícios de que a nova cepa (variante) do coronavírus já está circulando em Rondônia. "Ainda não foi comprovado em laboratório, mas é cem por cento provável que já esteja devido a proximidade com o estado do Amazonas e tendo em vista que Rondônia vem recebendo pacientes de municípios amazonenses que fazem divisa com o Estado. Nós não temos como fechar as portas para estas pessoas, é desumano", enfatizou o secretário.

Cabe a população do nosso estado se resguardar, só sair em caso de necessidade extrema. Estamos num período crítico. Os sintomas dessa nova cepa são os mesmos. A diferença está na agressividade, na rapidez com que os sintomas aparecem e na transmissão que é muito mais fácil.

Vacina de Oxford

A vacinação contra o coronavírus segue a cargo dos municípios e Rondônia aguarda juntamente com outros estados o envio de novas doses da vacina de Oxford importadas da Índia, que desembarcaram no Brasil na noite desta sexta-feira (22);

Em relação a oxigênio, a situação de Rondônia está relativamente tranquila já que o Estado tem uma usina própria instalada no Hospital de Campanha e a capacidade acaba de aumentar com a instalação de um novo tanque com 22 mil metros cúbicos de oxigênio. 

Fonte:

Deixe seu comentário