Portal da Cidade Porto Velho

SAÚDE

"Sistema de saúde de Porto Velho está em colapso", declara Hildon Chaves

A capital rondoniense não tem leitos disponíveis para novas internações

Publicado em 23/01/2021 às 03:08
Atualizado em

(Foto: Prefeitura de PVH - Divulgação)

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), declarou neste sábado (23), que não há mais leitos para receber pacientes com covid-19 na saúde municipal. “Hoje o sistema de saúde de Porto Velho está em colapso”, afirmou em coletiva de imprensa.

“Tínhamos 18 leitos com aproximadamente cinco respiradores no início da pandemia. Agora chegamos a 70 leitos e 23 respiradores. Conseguimos essa ampliação para atender ainda mais a população e mesmo assim não está sendo suficiente”, relatou Hildon Chaves.

Segundo o chefe do executivo, a situação é mais grave do que a registrada no pico da pandemia em 2020, pois, dessa vez, a demanda cresceu de forma mais acelerada e simultaneamente em todo o Estado.

“Hoje, todo mundo está acompanhando o que está acontecendo em Manaus. Estamos muito perto de viver aqui, na nossa cidade, de Porto Velho, e no nosso estado de Rondônia, uma tragédia humanitária.”

Ao todo, Porto Velho tem 1.020 mortes e 46.892 casos confirmados pelo novo coronavírus. Entre quinta-feira, 21, e sexta-feira, 22, o Estado registrou 16 óbitos por covid-19, metade deles em Porto Velho. Na sexta, Rondônia tinha 568 pacientes internados pela doença.

Call Center

Inaugurado no final de março, o Call Centro foi criado para agilizar o atendimento do paciente e evitar aglomerações nas unidades. No início, atendia cerca de 200 pessoas por dia, agora recebe mais de mil ligações diárias e também está sobrecarregado. Desde o início de suas atividades, o Call Center já atendeu 195.163 mil pessoas, sendo 21.114 somente nesses 22 dias de janeiro.

Vacinas

Porto Velho recebeu cerca de 18 mil doses da vacina Coronavac. As imunizações já começaram e a prioridade são os profissionais que estão na linha de frente, como os médicos, enfermeiros e pessoas da área da limpeza que lidam diretamente com pessoas contaminadas com o coronavírus.

Fonte:

Deixe seu comentário