Portal da Cidade Porto Velho

ACELERAÇÃO

Pico de casos de coronavírus em Rondônia está previsto para iniciar no dia 20

Governo aposta no isolamento social para 'achatar a curva' de contaminações

Publicado em 03/06/2020 às 03:43
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

O governo de Rondônia estima que o pico de casos de coronavírus no estado deve ocorrer a partir do próximo dia 20 deste mês. O estado aposta em estratégias de restrição de circulação para diminuir a velocidade de contágio do vírus, segundo informou Arlete Baldez, que coordena a gerência de vigilância epidemiológica da Agevisa. São 5.477 casos confirmados do novo coronavírus no estado, com 172 mortes e mais 278 pacientes aguardando o resultado de exames.

Durante coletiva com a imprensa na manhã desta quarta-feira (3), a gerente de vigilância epidemiológica da Agevisa afirmou que a curva do coronavírus está em franca aceleração o que justifica o aumento substancial no número de casos registrados diariamente em Rondônia. De acordo com Arlete, quando o número de casos confirmados e internações começarem apresentar sinais de redução, será um sinal de que a curva está diminuindo. 

O secretário de Estado da Saúde (Sesau), Fernando Máximo, disse que a situação do sistema público de saúde é crítica em Porto Velho. A taxa de ocupação dos leitos de UTI do Cemetron e do Hospital Samar, é de 100%. Na Assistência Médica Intensiva (AMI) a capacidade de atendimento já está em 91,4% e que no Pronto Socorro João Paulo II, existem apenas quatro leitos disponíveis. 

“Isso significa que estamos completamente no limite. Os leitos estão esgotados. Os hospitais da rede privada estão na mesma situação, lotados. A população precisa nos ajudar, ficando em casa quem puder”, alertou. 


Fonte:

Deixe seu comentário