Portal da Cidade Porto Velho

SAÚDE

Falta de coleta de lixo hospitalar começa gerar consequências no atendimento

Ontem (25), o Cemetron deixou de receber pacientes em Porto Velho

Publicado em 26/11/2020 às 08:08
Atualizado em

(Foto: reprodução - Cemetron)

Sem o serviço de coleta de lixo desde a última terça-feira (24), os hospitais públicos de Rondônia, enfrentam dias de caos e as consequências ocasionadas pela falta do serviço já começaram a ter reflexos sobre o atendimento de saúde prestado à população. Ontem (25), a direção do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) deixou de receber pacientes em Porto Velho devido a paralisação na coleta de lixo hospitalar. A decisão foi informada a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) por meio de um memorando.

Segundo esclareceu a Sesau, o problema se originou após o vencimento do contrato com a empresa responsável pelo serviço. A secretaria informou que já está com outra licitação em andamento e que tentou prorrogar o contrato com a empresa até 31 de dezembro deste ano, entretanto, o acordo não foi aceito, pois a mesma solicitou a prorrogação do serviço por um prazo de 180 dias. 

De acordo com o memorando encaminhado à Sesau pela direção do Cemetron, sem a coleta de lixo classificado como infectante, químico ou perfurocortante, a situação na unidade hospitalar se apresenta "de forma delicadíssima" pois além do atendimento aos casos de doenças infectocontagiosas, o hospital ainda disponibiliza 32 leitos, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para casos de covid-19. 

A direção também afirma que o "Plano de Contingência Para Coronavírus - Cemetron" define que todos os resíduos provenientes da assistência devem ser enquadrados na categoria infectantes. Diz ainda que a empresa que realiza a coleta de lixo comum do hospital informou que não mais realizará a coleta dos resíduos que estiverem misturados aos infectantes.

No documento, a direção do hospital informa ainda que toda essa situação tem gerado acumulo de lixo hospitalar nas enfermarias, e por isso a unidade suspendeu temporariamente as novas admissões de pacientes até que seja contratada uma empresa especializada para a coleta de resíduos.

Em nota, a Sesau informou que os pacientes não estão sendo aceitos no Cemetron por questão de segurança, e que eles estão sendo encaminhados para o Hospital de Campanha.


Fonte:

Deixe seu comentário