Portal da Cidade Porto Velho

SOCORRO

Rio Grande do Sul acolherá 50 pacientes de Porto Velho para tratamento de covid

Rio Grande do Sul vai receber 50 pacientes de Porto Velho na terça-feira

Publicado em 24/01/2021 às 22:47
Atualizado em

(Foto: Daiane Mendonça / Secom-Ro)

O Governo do Rio Grande do Sul receberá, na nesta terça-feira (26), os primeiros pacientes transferidos do Estado de Rondônia para dar continuidade ao tratamento contra o novo coronavírus (covid-19) em solo gaúcho. A informação foi confirmada pelo Governo do Rio Grande do Sul, neste domingo (24). Os 50 pacientes clínicos de Porto Velho serão acolhidos em hospitais de Porto Alegre e de Canoas.

De acordo com o Governo do RS, o acolhimento a esses pacientes acontece em detrimento do colapso na saúde do município anunciado pelo prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), no último sábado (23), com registros de falta de leitos para atender pacientes com covid-19.

“A solidariedade não tem distância nem fronteiras. Atendendo pedido do Ministério da Saúde, vamos receber, na terça-feira, 50 pacientes clínicos de coronavírus de Rondônia, que deverão ser internados em hospitais de Porto Alegre e Canoas”, disse o governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior, nas redes sociais.

Conforme informou o Governo do RS, dos 50 pacientes, 20 serão enviados para o Hospital Universitário de Canoas. Os outros 30 ficarão em Porto Alegre – 10 no Grupo Hospitalar Conceição, 10 no Hospital de Clínicas e 10 no Hospital Vila Nova. A Secretaria Estadual da Saúde (SES) organiza uma operação de transferência desde o aeroporto Salgado Filho, na capital, onde os pacientes devem desembarcar, até os hospitais.

"Somos todos brasileiros, somos todos SUS, que prevê o atendimento a todos os cidadãos. Então, neste sentido, o RS é solidário e se coloca à disposição do Estado de Rondônia para poder recepcionar, tratar e recuperar pacientes Covid. Agradeço também aos gestores municipais e aos hospitais que estão colocando leitos à disposição para poder oferecer tratamento de qualidade para os rondonienses", disse a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Fonte:

Deixe seu comentário