Portal da Cidade Porto Velho

SAÚDE

MS autoriza SUS fornecer medicamento para tratar pacientes adultos com psoríase

A portaria foi publicada nesta segunda-feira (21), no Diário Oficial da União.

Publicado em 20/09/2020 às 21:35
Atualizado em

(Foto: Anvisa - Divulgação)

O Ministério da Saúde (MS) decidiu incorporar o risanquizumabe, medicamento para tratamento de pacientes adultos com psoríase em placas moderada a grave, ao Sistema Único de Saúde (SUS), conforme protocolo clínico e diretrizes terapêuticas. A portaria foi publicada nesta segunda-feira (21), no Diário Oficial da União.

De acordo com a portaria, o prazo máximo para efetivar a oferta ao SUS é de cento e oitenta dias. O relatório de recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) está disponível no endereço eletrônico: http://conitec.gov.br/. A portaria entrou em vigor nesta segunda-feira.

O Risanquizumabe é um medicamento biológico usado para o tratamento da psoríase. Possui eficácia muito elevada, com um grau de segurança muito bom e sua inclusão nos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas do SUS, é de suma importância para os pacientes.

PSORÍASE

É uma doença de pele que provoca lesões avermelhadas, presentes particularmente nos braços, pernas e couro cabeludo. As causas ainda são desconhecidas, mas pesquisas mostram que em aproximadamente 30% dos casos é observada a hereditariedade. Outros fatores podem desencadear ou piorar a doença, como alterações emocionais, estresse, traumas cutâneos ou irritações na pele, infecções de garganta, baixa umidade do ar, ingestão alcoólica e uso de alguns medicamentos.

Confira a íntegra no DOU.

Fonte:

Deixe seu comentário