Portal da Cidade Porto Velho

SAÚDE

Mais de 80 mil adolescentes já receberam a 1ª dose contra Covid em Rondônia

Vacinação em adolescentes de 12 à 17 acontece em todos os municípios do Estado

Publicado em 10/09/2021 às 16:01
Atualizado em

(Foto: Prefeitura de PVH - Divulgação)

Mais de 80 mil adolescentes, com e sem comorbidades, já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 em Rondônia, desde o final de agosto, quando foi liberada a vacinação para esse público. A celeridade na vacinação foi uma das estratégias adotadas pelo Governo do Estado para bloquear a disseminação da variante Delta.

Segundo o secretário de Saúde do Estado (Sesau), Fernando Máximo a nova variante é resultado de mutações do vírus da covid-19 e tem uma alta transmissibilidade. "Precisamos trabalhar para que a cepa não se espalhe entre os jovens. Para isso, é necessário tomar a primeira e a segunda dose da vacina na data certa”, reforçou Máximo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a variante delta foi identificada pela primeira vez na Índia e é considerada um vírus com alta taxa de contaminação, causando doenças mais sérias que as anteriores. Além disso ela se replica em maior quantidade e mais precocemente no organismo. Mas, com a imunização completa, o risco de contágio com a doença é menor.

A vacinação contra o vírus continua avançando no país. No Brasil quase metade da população vacinável já tomou a primeira dose.

Para que os adolescentes recebam a primeira e a segunda dose da vacina, é necessário que procurem os pontos de vacinação acompanhados dos pais ou responsáveis, apresentar documento pessoal, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de endereço, de forma física ou digital.

Fonte:

Deixe seu comentário