Portal da Cidade Porto Velho

VIDA E SAÚDE

Instituição Adventista trabalha com a saúde do corpo e da mente em Porto Velho

O espaço possui horta, cozinha, jardinagem, área de limpeza e saúde

Publicado em 15/03/2020 às 23:43
Atualizado em

(Foto: Arquivo / CVES - Divulgação)

Com o objetivo de promover treinamento com ensinamentos cristão, o curso “Evangelismo e Saúde” da escola missionária da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Centro Educativo Vida e Saúde (CEVS), desenvolve atividades teóricas e práticas para o desenvolvimento físico, mental, educacional, intelectual, espiritual e social. Administrado pela Associação Amazônia Ocidental e apoiado pelo Instituto de Missões da União Noroeste Brasileira, os alunos tem acesso às oficinas que funcionam para servir a própria escola e cumprem como parte da grade curricular obrigatória. Outra vertente do projeto é a prestação de diversos serviços comunitários. 

A experimentação é a base dos ensinamentos aos alunos que desenvolvem habilidades voltadas para a exigência do mercado de trabalho, como o trabalho em equipe, o altruísmo, a solidariedade, a resiliência e a lapidação do caráter individual. “O curso de Evangelismo e Saúde que damos aos nossos alunos funciona no formato de oficinas. Eles realizam um trabalho de campo dentro da comunidade local, com uma carga horária a cumprir. Esses cursos tem duração de até um ano”, explica a coordenadora geral do CEVS, Gabriela Rodrigues Pinheiro Braga. “Dentro da nossa oficina de saúde, nós fazemos o atendimento ao público externo e há alguns pacotes dos quais as pessoas podem escolher aquele que se adequa melhor às necessidades. Elas vem até aqui para se tratar de eventuais problemas de saúde que estejam sofrendo”, complementa. 


Entre os serviços disponíveis pelo CEVS estão as terapias naturais, entre elas a hidroterapia, geoterapia, fisioterapia e massagens. Quem procura pela reabilitação do corpo, da mente e do espírito mantem o contato direto com a natureza, onde em um espaço amplo e aberto desenvolvem atividades físicas, recebem banho de Sol, respiram o ar puro e ainda tem alimentação saudável por meio da Detox.


Os pacotes contam também com os serviços de hospedagem no qual o hóspede realiza a hortoterapia em uma horta exclusiva do CEVS. Os alimentos ali produzidos são destinados para o consumo próprio. A comunidade ainda tem acesso às palestras públicas de saúde quando recebem orientações básicas. 

Gabriela Braga - coordenadora geral do CEVS

Evangelismo e Saúde

Os resultados tem sido incríveis. Há relatos de pessoas que chegaram com diabetes, hipertensão, problemas renais, obesidade e depressão, mas tiveram uma melhora significativa depois de passarem por nossas terapias.

Gabriela Braga - coordenadora geral do CEVS


Os pacotes variam de quatro até doze dias, no qual o paciente tem o acompanhamento feito por médico, fisioterapeuta, psicólogo, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além da equipe de apoio. Outra novidade é que esse ano, o CEVS firmou parceria com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Rondônia), no qual há o atendimento de crianças e adolescentes da comunidade com aulas de violão, flauta, técnicas vocais e musicalização aos sábados à tarde. 

Ao todo o CEVS conta com uma equipe multidisciplinar composta por aproximadamente 40 pessoas, das quais 90% são voluntários e os demais são funcionários com o contrato assinado em carteira. O espaço possui horta, cozinha, jardinagem, área de limpeza e saúde que são utilizadas para a acomodação daquelas pessoas que procuram o atendimento no Centro. O diferencial da instituição é a filosofia de trabalho centrada em servir a comunidade e as pessoas que frequentam o espaço. 

Pode participar das oficinas qualquer pessoa com idade acima dos 18 anos, entretanto as matrículas para os cursos abrem, todos os anos, somente em janeiro. Mas, para usufruir dos serviços, a população pode requerer os atendimentos em qualquer época do ano, bastando selecionar um dos três pacotes disponíveis: Relax Fit, Detox, Intense. Para consultar os regulamentos é só acessar o endereço eletrônico: www.cevs.org.br e escolher a aba “Pacotes e Acomodações”.


Fonte:

Deixe seu comentário