Portal da Cidade Porto Velho

SAÚDE

Hospitais liberam leitos para atender possíveis pacientes com coronavírus

Na última semana, o Cemetron recebeu 44 novos equipamentos

Publicado em 26/03/2020 às 21:33

(Foto: Arquivo / Reprodução Comunicação Governo)

A prevenção foi a primeira medida tomada pelo Governo de Rondônia perante a situação de pandemia que o mundo enfrenta (covid-19). Antes que qualquer caso fosse confirmado no Estado, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) já vinha montando estratégias para lidar com a pandemia, a primeira delas foi a criação de um Plano de Contingência. Entre as primeiras ações adotadas estão a medida de isolamento da população (quarentena), que impediu a rápida propagação do vírus, publicação do Decreto 24.891, 23 de março de 2020 que suspende serviços não-essenciais à população, e a compra de novos equipamentos e produtos para enfrentamento da doença.

“Todas as unidades hospitalares estão intensificando os trabalhos. Montamos estratégias para lidar exclusivamente com os casos confirmados de Covid-19, mas sem deixar de atender os demais pacientes hospitalizados”, destacou a gerente de programas estratégicos da Sesau, Anelise Medeiros.

MAIS LEITOS

Entre as medidas mais eficazes está a desospitalização, procedimento no qual pacientes que apresentam um quadro de melhora são transferidos para outras unidades, instituições ou para receber o tratamento no conforto do lar, próximo à família. Dessa forma, abre-se vagas para novos leitos.

“Os pacientes são avaliados e todos os procedimentos agilizados, de forma que possamos atender pacientes com coronavírus sem contaminar os demais hospitalizados.

Inicialmente o Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), que terá a unidade Assistência Médica Intensiva (AMI 24H) como unidade de retaguarda, vai focar exclusivamente no atendimento de pacientes infectados com o vírus”, explicou a gerente.

Atualmente o Cemetron possui sete salas prontas e equipadas para receber os possíveis pacientes de covid-19, e mais 12 estão em fase de finalização. Já a AMI, unidade de retaguarda, oferece mais 12 leitos equipados.

NÚCLEO INTERNO DE REGULAÇÃO (NIR)

Segundo Anelise, todas as unidades hospitalares possuem o NIR, que faz o monitoramento dos pacientes desde a chegada, tratamento e até a alta hospitalar.

“Os núcleos internos fazem a comunicação com a regulação e com outros hospitais de referência, gerando rapidez no serviço, rotatividade entre outras ações”, informa a gerente.

SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA DOMICILIAR (SAMD)

Após avaliação e verificação de melhora no quadro de saúde dos pacientes, muitos são liberados para continuar o tratamento em casa. É esse o papel do Samd, formado por médicos, enfermeiros, psicólogos e demais profissionais de saúde que acompanham de perto esses pacientes.

“Diariamente estamos nas unidades de saúde verificando a situação dos pacientes, e encaminhando para receber assistência domiciliar. Estamos seguindo o Plano de Contingência, que tem nos auxiliado quanto ao enfrentamento da pandemia”, destacou a coordenadora do Samd, Mariana Aguiar.

NOVOS EQUIPAMENTOS

Na última semana, o Cemetron recebeu 44 novos equipamentos, entre ventiladores pulmonares mecânicos, cardioversores, monitores e leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), para suporte à vida. Os equipamentos irão contribuir com o Plano de Ação em caso de emergência do coronavírus.

Na capital, as unidades de referência que estão no plano de contenção da Sesau ao coronavírus são: Hospital Cemetron, AMI 24H, e Hospital Infantil Cosme e Damião (HIICD). No interior Hospital Regional de Cacoal (HRC) é a referência.

Fonte:

Deixe seu comentário