Portal da Cidade Porto Velho

SAÚDE

Governo cria mais 21 leitos de UTI's em Porto Velho, mas ainda faltam médicos

Para os novos leitos funcionarem, seria necessário contratar, pelo menos, 15 médicos

Publicado em 23/01/2021 às 08:16
Atualizado em

Novos leitos do Hospital de Campanha de Rondônia, localizado na região central de Porto Velho. (Foto: Italo Ricardo - Sesau-RO - Divulgação)

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), criou mais 21 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), sendo 11 no Hospital de Campanha de Rondônia e 10 no Centro de Reabilitação de Rondônia (Cero), para reforçar o atendimento de pessoas com a Covid-19. A necessidade de se abrir mais leitos surgiu em decorrência da atual e preocupante taxa de ocupação registrada, que chega a 95% da rede pública estadual.

A informação de novos leitos de UTIs foi passada no final da tarde de sexta-feira (22), pelo secretário da Sesau, Fernando Máximo, durante coletiva de imprensa ocorrida no Palácio Rio Madeira, quando também alertou para a necessidade de contratação emergencial de médicos, para que possam atuar dentro das UTIs criadas no Hospital de Campanha, região central de Porto Velho, e no Cero, na zona Leste.

Conforme explicou o secretário, para colocar em funcionamento os novos leitos abertos, seria necessário contratar, pelo menos, 15 médicos que atuariam em forma de plantão, tanto no Hospital de Campanha quanto no Cero. Fernando Máximo também antecipou que outros 20 médicos estão sendo necessários para que possam atuar no município de Cacoal.

Nos últimos dias, Porto Velho tem vivido um clima preocupante devido ao crescimento de casos do coronavírus. Nas últimas 24 horas, segundo explicou o secretário, 1.422 novos casos de Covid-19 foram registrados, ou seja, o maior número desde o início do enfrentamento da pandemia em Rondônia.

Fonte:

Deixe seu comentário