Portal da Cidade Porto Velho

CORONAVÍRUS

Governo anuncia plano de ação para contornar crise na Saúde em Guajará-Mirim

O plano foi anunciado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) nesta sexta-feira (22), três dias após a Assembleia Legislativa aprovar por unanimidade a

Publicado em 23/05/2020 às 20:17
Atualizado em

(Foto: Sesau-RO / Divulgação)

O Governo de Rondônia anunciou um plano de ação para controlar o avanço do coronavírus no município de Guajará-Mirim, na fronteira entre o Brasil e a Bolívia, e fortalecer o sistema público de saúde da cidade que enfrenta sérios problemas para atender a grande demanda de pacientes com a covid-19.

O plano foi anunciado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) nesta sexta-feira (22), três dias após a Assembleia Legislativa aprovar por unanimidade a intervenção do Governo na Saúde do município. 

Entre medidas, a Sesau informou que o antigo prédio da Secretaria Municipal de Saúde de Guajará-Mirim, será estruturado para comportar quatro leitos, dois de unidade de tratamento intensivo (UTI) com ventiladores mecânicos e dois enfermaria para casos leves de pacientes suspeitos e confirmados com coronavírus.

O retorno imediato das unidades básicas de saúde e das visitas domiciliares dos agentes comunitários são medidas que também constam no novo plano de ação elaborado por técnicos da Sesau, da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e Defesa Civil, em parceria com os profissionais de saúde do município de Guajará-Mirim. 

O atendimento do agente será feito pelas janelas ou portas das residências, sem entrar nas casas. Com isso será possível um mapeamento das pessoas com comorbidades e maior gravidade, além de grupos de riscos. 

As equipes da Sesau estão desde o último dia 19 em Guajará-Mirim dando cumprimentos as medidas. Já foram montadas as Redes de Assistência Hospitalar e da Atenção Primária. Também já foi redesenhado o organograma do comando de incidentes, e o Corpo de Bombeiros está orientando sobre as medidas restritivas do isolamento social conforme o decreto governamental. 

De acordo com a Sesau, servidores responsável pela limpeza do Hospital Regional de Guajará-Mirim também estão passando por capacitação. Agevisa está reorganizando com os profissionais de saúde os protocolos e fluxos junto à vigilância em saúde do município, além da capacitação de coleta e armazenamento de amostras. 


Fonte:

Deixe seu comentário