Portal da Cidade Porto Velho

SAÚDE

Baixo Estoque: Banco de Leite precisa de doadoras em Porto Velho

Banco de Leite Santa Ágata pede por doadoras para atender bebês internados no Hospital de Base em Rondônia

Publicado em 24/05/2020 às 05:20
Atualizado em

(Foto: Secom-RO / Divulgação)

O Banco de Leite Humano Santa Ágata (BLH), anexo ao Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, informa que está precisando de doadoras. O leite doado é destinado às crianças prematuras e de baixo peso que estão internadas nos hospitais.

O BLH conta com 30 mulheres cadastradas como doadoras, mas com a pandemia do coronavírus houve uma redução de cerca de 20% do volume de leite coletado, comprometendo a distribuição de leite humano para a UTI Neonatal.

As mães interessadas na doação de leite materno devem fazer o cadastro de doadoras, por meio de uma avaliação para verificar se a mãe está apta, verificando se a doadora tem alguma doença que comprometa a doação de leite, se faz uso de medicação que contra indique a doação.

“Uma vez aprovada, receberá um kit com frascos estéreis, além de touca e máscara para utilizar durante a coleta de leite. Receberá a orientação de como deverá realizar a coleta. A doadora não precisa ir ao Banco de Leite Humano Santa Ágata para entregar o leite, nós vamos até a sua casa buscar, garantindo toda segurança”, explica a coordenadora do BLH, Edilene Macedo Cordeiro.


QUEM PODE DOAR

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação. 

Fonte:

Deixe seu comentário