Portal da Cidade Porto Velho

COVID-19

Anvisa autoriza e Rondônia pode importar 36 mil doses da vacina Sputnik V

Em março, o governador Marcos Rocha anunciou a compra de 1 milhão de doses

Publicado em 15/06/2021 às 21:00
Atualizado em

(Foto: Reuters )

A Anvisa concedeu autorização, na noite deesta terça-feira (15), para a importação excepcional da vacina Sputnik V pelos estados do Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Amapá, Paraíba e Goiás.

O Estado de Rondônia vai receber 36 mil doses, número bem inferior do que o anunciado pelo governador Marcos Rocha em março, que anunciou a compra de 1 milhão de doses da vacina.

Assim como deliberado na 9ª Reunião Extraordinária Pública da Diretoria Colegiada, a importação aprovada também deverá ser realizada sob condições controladas. Para tanto, foram estabelecidas as mesmas responsabilidades e condicionantes aos requerentes.

As principais condições, dentre outros aspectos destacados no voto do relator, preveem que a vacina deverá ser utilizada apenas na imunização de indivíduos adultos saudáveis; todos os lotes importados das vacinas somente poderão ser destinados ao uso após liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) da Fiocruz; a Anvisa receberá relatórios periódicos de avaliação benefício-risco da vacina; a vacina deverá ser utilizada em condições controladas, com condução de estudo de efetividade, com delineamento acordado com a Agência e executado conforme as Boas Práticas Clínicas; a Anvisa poderá, a qualquer momento, suspender a importação, a distribuição e o uso das vacinas importadas.

Na deliberação desta terça-feira também foram autorizados quantitativos reduzidos de doses a serem importadas para vacinação de 1% da população de cada um dos estados, o que permitirá o adequado monitoramento e a ação imediata da Agência, caso necessário:

  • Rio Grande do Norte - 71 mil doses;
  • Mato Grosso - 71 mil doses;
  • Rondônia - 36 mil doses;
  • Pará - 174 mil doses;
  • Amapá - 17 mil doses;
  • Paraíba - 81 mil doses;
  • Goiás - 142 mil doses.

Fonte:

Deixe seu comentário