Portal da Cidade Porto Velho

ACABOU A ESPERA

Avião da FAB pousa em Rondônia com primeiros lotes da vacina contra a covid-19

Aeronave desembarcou na Base Aérea, na capital, por volta das 9h40

Publicado em 18/01/2021 às 22:49
Atualizado em

Momento da chegada da Aeronave da Força Aérea Brasileira, na Base Aérea de Porto Velho (Foto: Portal da Cidade)

Após um atraso de mais de três horas, a primeira remessa com mais de 49 mil doses da vacina Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac Biotech, chegaram na manhã desta terça-feira (19), na Base Aérea, em Porto Velho.

Na previsão inicial, o avião pousaria em Porto Velho às 6h. Depois, foi divulgado que a chegada aconteceria às 7h, mas chegou mesmo por volta das 9h40. A operação atrasou por conta da logística de entrega das vacinas.


A chegada do voo será acompanhada pelo governador Marcos Rocha. Haverá uma coletiva de imprensa concedida no local, com a presença do superintendente do Ministério da Saúde em Rondônia, Irgor Mendonça, representantes da Anvisa e do secretário da Saúde do Estado, Fernando Máximo.


INÍCIO DA VACINAÇÃO

O Governo de Rondônia realizará um ato simbólico indicando o início da imunização dos rondonienses contra à doença. Serão vacinados dois profissionais de saúde e um indígena.

Seguindo o plano de imunização, os primeiros a serem vacinados serão os profissionais de saúde, que atuam na linha de frente do combate à pandemia. A segunda dose será aplicada em duas semanas.

Idosos com mais de 75 anos também fazem parte da primeira etapa do Plano de Imunização, mas serão vacinados apenas com a chegada de mais lotes de doses.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a previsão inicial era que 33 mil doses fossem distribuídas para Rondônia, mas o número subiu para 49 mil após a adição de doses que serão destinadas a indígenas. "Enquanto a segunda remessa não chegar, metade das doses serão guardadas para a segunda aplicação nos primeiros vacinados", conforme a Sesau. 

Estima-se que cerca de 24,5 mil rondonienses sejam vacinados inicialmente.

Fonte:

Deixe seu comentário