Portal da Cidade Porto Velho

NOVA PORTARIA

Porto Velho e mais 41 municípios retornam a fase 3 do Plano Todos por Rondônia

Apenas os municípios de Ariquemes e Theobroma permanecem na fase 4

Publicado em 27/11/2020 às 23:16
Atualizado em

(Foto: Secom-RO / Divulgação)

Por meio da portaria conjunta nº 26, o Governo de Rondônia promoveu o novo reenquadramento dos municípios rondonienses nas fases do Plano Todos Por Rondônia, que estabelece o distanciamento social controlado para fins de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus no Estado.

A partir deste sábado (28), Porto Velho e outras 41 cidades passaram para essa fase 3. Ariquemes e Theobroma permanecem na fase 4. Já Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Alta Floresta D'Oeste, Colorado do Oeste, Pimenteiras do Oeste, São Miguel do Guaporé, Vale do Paraíso e Pimenta Bueno carão na fase 2. 

A reclassificação leva em consideração a taxa de crescimento de casos ativos da Covid-19 dos municípios e da taxa de ocupação de UTI adulto das Macrorregiões de Saúde.

Porto Velho e boa parte dos municípios entraram na fase 4 no dia 22 de outubro, com permissão total de abertura do comércio. Após a flexibilização, os casos de coronavírus dispararam em todo o Estado.

Em Porto Velho, por exemplo, a regressão de fase, pouco afetará o dia a dia da população, já que antes da publicação da nova portaria o Governo publicou um novo decreto, nº 25.585, permitindo o funcionamento de praticamente todos atividades comerciais a partir da fase 3 do Plano. A única exceção é quanto ao funcionamento de boates e casas de shows, que deverão permanecer fechadas.

O novo decreto permitiu também o retorno das aulas presenciais nas instituições de ensino privadas de educação infantil, fundamental, médio e superior e, também, desde que respeitadas as medidas sanitárias, o funcionamento dos balneários, bares (sem música ao vivo), museus, cinemas, teatros, entre outros.

No decreto é reforçada a limitação de 50% (cinquenta por cento) para templos de qualquer culto, independente da Fase de enquadramento. O uso de máscara de proteção facial continua sendo obrigatório em qualquer recinto, fechado ou aberto, privado ou público, como também nas áreas de circulação, nas vias públicas e nos meios de transporte.


Fonte:

Deixe seu comentário