Portal da Cidade Porto Velho

CONCURSO

Mais de 200 cafeicultores se inscreveram na 5ª edição do Concafé

A coordenação do Concafé recebeu amostras de 30 municípios de Rondônia

Publicado em 13/09/2020 às 00:09
Atualizado em

(Foto: Secom-RO / Divulgação)

Os preparativos para a 5ª edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé) estão evoluindo, e mesmo com o período de pandemia, os cafeicultores do Estado não deixaram de inscrever suas amostras no concurso. Nesta edição, 214 cafeicultores se inscreveram para participar do 5° Concafé.

A coordenação do Concafé recebeu amostras de 30 municípios de Rondônia, abrangendo todas as regiões, com destaque para os municípios de Cacoal, Nova Brasilândia do Oeste e Seringueiras que tiveram as maiores quantidades de inscrições. Também foram recebidas 35 inscrições de mulheres e 14 de indígenas das etnias Suruí, Aruá e Tupari. 

As amostras e inscrições recebidas foram triadas e codificadas para posteriormente iniciar as análises, com o intuito de garantir a isonomia do Concafé. As informações das amostras são mantidas em sigilo pela coordenação do evento e os classificadores e provadores das amostras não têm acesso a tais informações. 

Na semana do dia 8 a 11 de setembro de 2020, as amostras foram submetidas a classificação física, que analisa o teor de umidade, granulometria e faz a contabilização de defeitos dos grãos de café. 

A classificação física foi realizada no Laboratório de Qualidade do Café do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), Campus de Cacoal, por classificadores oficiais da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). As amostras que atingirem o tipo 6 para melhor (o café classificado do tipo 2 ao tipo 8, sendo o tipo dois o melhor) seguirão para a análise sensorial.  

A equipe de juízes do Concafé será composta por três profissionais sendo um de Rondônia, um do Espirito Santo e um do Paraná. A análise sensorial será realizada no período de 14 a 19 de setembro em Cacoal.

Fonte:

Deixe seu comentário