Portal da Cidade Porto Velho

EDUCAÇÃO

Governo estabelece protocolo para volta às aulas presenciais durante a pandemia

Ainda não há uma data definida para o retorno das aulas presenciais no Estado

Publicado em 12/08/2020 às 02:15
Atualizado em

(Foto: Daiane Mendonça / Secom-Ro)

O Governo de Rondônia apresentou, nesta quarta-feira (12), um protocolo com medidas administrativas e sanitárias a serem adotadas pelas instituições de ensino na volta às aulas presenciais. O retorno, que ainda não tem data definida, deverá ocorrer de forma gradual, em etapas.

A Secretaria da Educação (Seduc) afirmou que não há uma data definida para o retorno das atividades educacionais, e o planejamento é um instrumento de apoio à tomada de decisão, objetivando a manutenção de um ambiente seguro e saudável para estudantes, professores, técnicos e a comunidade.

A partir do plano, segundo a Seduc, os municípios terão autonomia para elaborar seu planejamento de retorno, adotando protocolos próprios, que considerem o regramento do Estado e município, com análise dos dados epidemiológicos da covid-19 e orientações das autoridades sanitárias e de saúde.

De acordo com a Secretaria, o plano contempla todas as medidas e orientações para escolas, comunidades, professores e técnicos e para os alunos, para quando for possível retomar as aulas presenciais. As principais medidas são: a higienização das mãos com água e sabonete líquido, antes e após a entrada no ambiente escolar (a escola se responsabilizará pela aquisição desses insumos), e a utilização de máscaras, conforme orientação da autoridade sanitária estadual, de forma a cobrir a boca e o nariz.

A comunidade educacional será convocada a seguir as regras de etiqueta respiratória para proteção, em caso de tosse e espirro; não cumprimentar com aperto de mãos, beijos ou abraços; respeitar o distanciamento de pelo menos 2m (dois metros) entre uma pessoa e outra; não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres, materiais de escritórios, livros e afins, e evitar tocar nos olhos, nariz e boca sem higienizar as mãos, entre outras medidas.

Escolas

A orientação para as escolas começa pelo cancelamento de atividades em grupo para evitar contato físico e qualquer tipo de contaminação; realização de aulas ao ar livre, utilizando os vários espaços externos da escola, sempre mantendo o distanciamento social; sinalização de rotas dentro da escola para que os estudantes mantenham a distância entre si; orientação prévia a estudantes, servidores e famílias quanto ao retorno, especialmente sobre os cuidados sanitários, e disponibilização de álcool em gel para higienização de toda comunidade escolar.

Na elaboração de Plano, para retomar as atividades escolares presenciais, quando for possível, o Governo de Rondônia contou com a parceria e o apoio fundamental de entidades, órgãos e organizações.

Confira a íntegra do Plano

Fonte:

Deixe seu comentário