Portal da Cidade Porto Velho

DRIVE-THRU

Festival Tambaqui acontece no domingo; banda será comercializa ao valor de R$ 15

O evento será realizado em 10 municípios de RO; mais de quatro mil bandas serão assadas

Publicado em 21/09/2020 às 07:14
Atualizado em

(Foto: Secom-RO/Divulgação)

O Festival Tambaqui da Amazônia, tradicionalmente realizado em Ariquemes, neste ano será estendido a 10 municípios de Rondônia. O evento acontece no próximo domingo (27). Serão assadas 4.600 bandas de tambaqui sem espinhas, o que corresponde a mais de seis mil quilos do pescado. 

Os municípios realizadores do festival são: Ariquemes, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Cacoal, Monte Negro, Porto Velho, Triunfo, Itapuã, Ouro Preto d’Oeste e Vilhena. 

A banda será vendida no valor de R$ 15 e todo o valor arrecadado com as vendas será repassado paras as instituições: Lions Clube e Hospital de Amor da Amazônia. Os tickets serão vendidos antecipadamente para a retirada no dia do festival, e os interessados em adquirir uma banda, devem procurar os comitês organizadores de cada município.

Com intuito de prevenir e evitar a disseminação do coronavírus, o maior churrasco de tambaqui da Amazônia ocorrerá na versão drive-thru. A população vai poder fazer a retirada do pescado assado dentro do carro, evitando fila e o contato físico.

Em Porto Velho, serão assadas 300 bandas de tambaqui. Os tickets já estão disponíveis e podem ser comprados na sede da Seagri, localizada no prédio Jamari do Palácio Rio Madeira e na Emater. A população poderá fazer a retirada do pescado na feirinha da Emater, localizada na avenida Imigrantes, 1313, próximo à avenida Farquar, na zona norte da capital. 

O festival é uma iniciativa da Associação de Criadores de Peixe do Estado de Rondônia (Acripar) e do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e Entidade de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), em parceria com Zaltana Pescados e Rações, Pescado do Vale, Agroindústria Rodrigues, Piscicultura Agrofish, Hospital do Amor, Lions Clube e Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR). 

O objetivo do festival é promover e divulgar o tambaqui no Estado para sensibilizar os rondonienses a consumirem mais o peixe, já que Rondônia é o maior produtor de peixe nativo de cativeiro do Brasil, mas o consumo per capta de peixe pela população ainda é muito baixo.

De acordo com o anuário Peixe BR 2019, a produção de peixes em cativeiro em Rondônia foi de aproximadamente 90 mil toneladas.

O intuito do Governo de Rondônia e parceiros é ampliar o número de municípios participantes nos próximos anos. 

Fonte:

Deixe seu comentário