Portal da Cidade Porto Velho

INVERNO AMAZÔNICO

Em Ariquemes, Rio Jamari se mantém na cota de alerta

Demais rios de Rondônia encontram-se dentro da normalidade, diz Defesa Civil

Publicado em 17/03/2023 às 13:48

(Foto: Divulgação/Secom-RO)

O nível do Rio Jamari alcançou 11 metros e já está dois metros acima da cota de alerta, em Ariquemes,  município distante 200 quilômetros de Porto Velho. Ao menos dez residências no bairro Mutirão, foram atingidas pela inundação.

A previsão é que o nível das águas continue subindo nos próximos dias e há possibilidade de mais casas serem inundadas.

A Defesa Civil de Rondônia informou que com exceção do rio Jamari, em Ariquemes, todas as demais estações fluviométricas da Agência Nacional de Águas – ANA, encontram-se dentro da normalidade e abaixo das médias históricas para o período.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Rondônia, coronel BM Tadeu Sanchez Pinheiro, nas últimas semanas a Defesa Civil Estadual atuou pontualmente, auxiliando às Defesas Civis dos municípios de Porto Velho, Jaru, Alto Paraíso e Campo Novo, tanto na remoção de famílias de locais de inundação quanto ao processo de conscientização de moradores em relação aos cuidados diante das cheias dos rios.

As orientações gerais para a população, são:

  • Não trafegar em vias, onde o nível da água ultrapassar metade da altura do pneu do seu carro;
  • Caso o nível da água atinja a altura da porta de um veículo, abandonar imediatamente o veículo;
  • Não cruzar a pé, moto ou de bicicleta, vias que estejam inundadas e com correnteza;
  • Em caso de chuvas e trovoadas, não se abrigar embaixo de árvores ou de estruturas metálicas e evitar usar aparelhos eletrônicos; e
  • Atender às orientações da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar, em caso de remoção de casas em situação de inundação.

Fonte:

Deixe seu comentário