Portal da Cidade Porto Velho

DETERMINAÇÃO

Planalto acaba com entrevistas do Ministério da Saúde

Mudança visa transmitir a imagem de união entre saúde e economia, como preconiza Bolsonaro

Publicado em 30/03/2020 às 07:01

(Foto: O Globo)

Incomodado com o protagonismo do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o presidente Jair Bolsonaro decidiu acabar com as entrevistas coletivas concedidas diariamente pela equipe da pasta responsável pelo enfrentamento do novo coronavírus. Com isso, os anúncios do governo federal, inclusive os da área da saúde, devem ser concentrados no Palácio do Planalto, também como uma forma de transmitir a imagem de união entre saúde e economia preconizadas pelo presidente no combate à crise.

A Casa Civil e a Presidência da República encaminharam essa determinação para todos os ministérios, numa tentativa de "alinhar a narrativa" do governo federal em torno do tema. Por isso, a decisão foi de concentrar os anúncios na figura do presidente.

A mudança nas coletivas foi confirmada pelo ministro da Casa Civil, Braga Netto, durante entrevista no Palácio do Planalto nesta segunda, na qual participam também os ministros Mandetta, Tarcísio Freitas (Infraestrutura), Onyx Lorenzoni (Cidadania) e André Mendonça (Advocacia-Geral da União). Segundo Braga Netto, a alteração ocorre porque a pandemia afeta todos os ministérios:

— Estamos mudando as rotinas da coletiva, particularmente a entrega que é feito toda tarde pelo Ministério da Saúde. O problema do coronavírus, a questão do coronavírus, devido à sua complexidade, ela é transversal. Ela abrange não apenas o esforço do Ministério da Saúde, mas também o esforço de todos os ministérios. A partir de hoje, esse será o novo formato da coletiva, sempre com a participação de mais de um ministério, para que possa trazer esclarecimentos a toda população brasileira do esforço que está sendo feito.

Depois, Mandetta afirmou que é o "mesmo boletim" feito há dois meses, mas com um novo formato, alterado depois da marca de 30 dias do primeiro caso da Covid-19 no Brasil, completados na última quinta-feira:

— Esse novo formato, aqueles estão acostumados com o formato dos últimos 60 dias dos boletins epidemiológicos no Ministério da Saúde, entendam como o mesmo boletim, só que ampliado no término dos 30 dias entre o primeiro caso. A gente dimensionou o problema, o problema extrapola muito o tamanho do Ministério da Saúde para a solução do problema. Então, a partir de agora começa um conceito ampliado de coordenação e controle das ações.

Mandetta chegou ao Planalto no meio da tarde desta segunda-feira para se encontrar com o ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto. Às 15h48, a Presidência convocou jornalistas para uma entrevista coletiva no Salão Oeste do palácio, com a participação dos outros ministros.

O presidente convive hoje com especulações sobre a eventual demissão do ministro da Saúde, por divergências sobre a estratégia de combate à doença e a adoção do isolamento no país.

No sábado, Mandetta participou de uma coletiva em que manifestou apoio ao isolamento daqueles que podem ficar em casa. No domingo, Bolsonaro contrariou essas orientações e foi às ruas da Ceilândia e Taguatinga, no Distrito Federal.

Fonte:

Deixe seu comentário