Portal da Cidade Porto Velho

POLÍTICA

Parlamentar propõe inclusão de produtos orgânicos na alimentação de pacientes

Terão preferência os produtores dos municípios situados na mesma região da unidade hospitalar

Publicado em 07/08/2020 às 04:19
Atualizado em

(Foto: Ale-RO)

Com o propósito de promover o bem-estar e garantir condições gerais de recuperação da saúde dos pacientes dos hospitais da rede pública de Rondônia, o deputado Ismael Crispin (PSB) apresentou o Projeto de Lei Ordinária 741/2020 que “dispõe sobre a inclusão de produtos de origem orgânica ou de base agroecológica na alimentação fornecida aos pacientes dos hospitais no âmbito do Estado de Rondônia e dá outras providências”.

“As técnicas do processo de produção dos produtos orgânicos respeitam o meio ambiente, a saúde do trabalhador agrícola, a do consumidor e têm como objetivo manter os nutrientes do alimento e dessa forma estamos buscando melhorar a qualidade da alimentação que é servida aos pacientes dos hospitais”, esclareceu Ismael. 

Segundo a definição contida no artigo 1º da Lei 10.831, de 23 de dezembro de 2003, “Art. 1º Considera-se como produto orgânico, seja ele in natura ou processado, aquele obtido em sistema orgânico de produção agropecuário ou oriundo de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local. 

Conforme previsto no Art. 2º do PL, durante a aquisição dos produtos, os hospitais deverão escolher os reconhecidos pelo Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos; enquadrados no conceito de agricultura familiar; organizados em associações e cooperativas. Além disso, terão preferência os que forem produzidos nos municípios da mesma região da unidade hospitalar; os produzidos no estado de Rondônia, quando em igualdade de condições de preço, qualidade e prazo de entrega em relação aos provenientes de outros estados.

Fonte:

Deixe seu comentário