Portal da Cidade Porto Velho

15 DE NOVEMBRO

Mensagem aos Rondonienses: Proclamação da República

Governador de Rondônia fala sobre a importância da data

Publicado em 15/11/2020 às 04:28

(Foto: Secom-RO / Divulgação)

O Governo de Rondônia comemora neste 15 de novembro a data da Proclamação da República do nosso País, em 1889.

Dia importante que nos traz à mobilização do Exército e de republicanos civis contra a Monarquia instalada no País desde 1822. 

Foi esse evento ocorrido 131 anos atrás, no Rio de Janeiro, então Capital Brasileira naquela época, que um grupo de militares liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca pôs fim ao Império. 

Àquela altura, o Brasil era o único país independente do continente americano governado por um imperador. Sua independência havia sido conquistada em 7 de setembro de 1822, com a assinatura do decreto por Dona Leopoldina e da ação de D. Pedro I. 

Não importa se grande parte dos historiadores tratam esse acontecimento como um golpe, por ter sido uma transição de regime forçada e sem a participação popular. 

Importa é que nós, em Rondônia e no restante do Brasil, possamos compreender que o 15 de novembro é uma data importantíssima para nós todos, um feriado nacional. 

São longas as descrições da Proclamação da República, resultantes de um processo político que se estendeu desde a década de 1870, quando houve insatisfação com a monarquia ao final da Guerra do Paraguai. 

E o que é a República? 

Esse termo é derivado do latim: Res Publica, ou seja, “coisa pública”, aquilo que diz respeito ao interesse público de todos os cidadãos. 

É a República o nosso modelo de organização política originado na Roma antiga, no século VI a.C. 

Tivemos várias repúblicas, causas e consequências, porém, apesar de todas as situações e de acirrados debates em torno do assunto, estamos em constante aperfeiçoamento. 

A República implica também termos propostas institucionais inovadoras. Embora a implementação de boas práticas de governança seja, em alguma medida, buscada pelas instituições públicas, estamos dependentes, cada vez mais, de nos orientar e difundir, de maneira coordenada e integrada, as chamadas políticas de governança. 

Façamos das nossas as melhores possíveis, pois Rondônia também depende da eficácia desse colegiado central, com respaldo político-institucional. 

Reforçamos neste 15 de novembro de 2020 o nosso compromisso de administrar sempre em diálogo com os Poderes Legislativo e Judiciário, aos quais enaltecemos, pois assim estaremos contribuindo com o constante processo de aprimoramento institucional deste País. 

Salve o 15 de novembro! 

Viva a República Federativa do Brasil! 

CORONEL MARCOS ROCHA 

Governador do Estado de Rondônia

Fonte:

Deixe seu comentário