Portal da Cidade Porto Velho

POLÍTICA

Audiência pública vai tratar de alfandegamento e balsa no rio Guaporé

Autoridades do Brasil e da Bolívia vão discutir o tema, em audiência proposta pelos deputados Alex Redano e José Lebrão

Publicado em 21/10/2021 às 12:13

(Foto: ALE-RO / Divulgação)

A implantação do alfandegamento e a instalação de balsa para a travessia do rio Guaporé, em Costa Marques, na fronteira com Puerto Ustarez, no Departamento do Beni, na Bolívia, serão debatidos em audiência pública na Assembleia Legislativa, na próxima segunda-feira (25), às 15 horas.

O presidente da Casa, Alex Redano (Republicanos) e o deputado José Lebrão (MDB), são autores da propositura da audiência, que vai ter como tema centra o Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) para que a alfândega da Receita Federal seja implantada e uma balsa para a travessia do Guaporé seja implantada, facilitando o comércio e o transporte entre os dois países.

"A implantação da alfândega e a instalação da balsa de travessia, fomentarão o comércio, o turismo, a geração de empregos e o fortalecimento das relações bilaterais entre o Brasil e a Bolívia, com ambos os países tendo benefícios com esse sonho de décadas tornando-se realidade", explicou Redano.

Defensor dessa maior aproximação entre Brasil e a Bolívia, o deputado Lebrão reforçou que "com a balsa de travessia do Guaporé, vai facilitar o livre transporte e o comércio, facilitando o acesso em ambas as nações. Já a alfândega, vai garantir segurança jurídica nas relações comerciais e empresariais, com o recolhimento de impostos e taxas".

Autoridades dos dois países devem participar da audiência pública. Do Brasil, membros da bancada federal, do Ministério das Relações Exteriores, representantes da Polícia Federal, da Receita Federal e de outros órgãos, deverão estar presente.

Pelo lado boliviano, membros do Governo Federal, do Senado e de outras instâncias de poder deverão estar presentes, além do governador do Departamento do Beni, Alejandro Unzueta; a presidente da Assembleia Legislativa do Beni, Cecília Justiniano; o alcaide (prefeito) de Trinidad, Miguel Arratia, entre outras autoridades.

Fonte:

Deixe seu comentário