Portal da Cidade Porto Velho

OPERAÇÃO

PF desarticula esquema envolvendo madeireira para prática de crimes ambientais

Em Rondônia, as ações estão concentradas em duas cidades: Espigão do Oeste e Vilhena

Publicado em 14/03/2023 às 08:25

(Foto: Divulgação)

A operação Testa de Ferro deflagrada na manhã desta terça-feira (14), pela Polícia Federal (PF), mira grupo criminoso investigado por utilizar uma madeira com propriedade em nome de laranjas para prática de crimes ambientais. 

Segundo informou a PF, são cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, bem como um mandado de prisão temporária, expedidos pela Vara Única de Aripuanã/MT.

Em Rondônia, as ações estão concentradas em duas cidades: Espigão do Oeste e Vilhena. Já no estado vizinho, o Mato Grosso, os mandados são cumpridos na capital, Cuiabá e no município de Juína.

A PF informou que dois mandados de busca também foram cumpridos em cartórios suspeitos de terem auxiliado na prática das fraudes. 

As investigações apontaram que a madeireira foi colocada em nome de interpostas pessoas, bem como de pessoa aparentemente inexistente, mediante a falsificação de assinaturas. Contas bancárias de “laranjas” também eram utilizadas para movimentar valores ligados à madeireira.

Através de representação da Polícia Federal foi determinado judicialmente a suspensão cautelar das atividades da madeireira, bem como o sequestro de todos os bens ligados a ela. Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa, lavagem de capitais e falsificação de documento público. 

Nome da Operação

O nome da operação faz referência às interpostas pessoas utilizadas pelos reais proprietários da madeireira para se blindarem de responsabilizações criminais e administrativas pelos crimes ambientais praticados.

Fonte:

Deixe seu comentário