Portal da Cidade Porto Velho

CRIME AMBIENTAL

PF deflagra operação para combater grilagem em terras indígenas em Rondônia

São cumpridos um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva

Publicado em 01/12/2020 às 21:48

(Foto: Imagem ilustrativa / Secom-RO / Divulgação)

A Polícia Federal no estado de Rondônia deflagrou nesta quarta-feira (02) a segunda fase da “Operação KAWYRA”, visando dar cumprimento a um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva expedidos pela 3ª Vara da Justiça Federal em Porto Velho.

A investigação tem como objetivo desarticular organização criminosa instalada na região da Terra Indígena Karipuna, com atuação no distrito de União Bandeirantes, município de Porto Velho, dedicada ao desmatamento, queimadas, loteamento e comercialização ilegal de glebas no interior da Reserva Indígena, popularmente conhecida por “grilagem de terra”.

A ação de hoje visa prender um dos principais envolvidos nos crimes investigados, que poderá responder por invasão de terras da União, desmatamento ilegal, estelionato, incitação à prática de crime, bem como constituição e participação em organização criminosa.

O preso, após ouvido na sede da Polícia Federal, será encaminhado para o sistema prisional estadual onde permanecerá à disposição da Justiça Federal.

O termo “KAWYRA” tem origem na língua indígena Karipuna e significa “floresta”, em referência à atuação da Polícia Federal no sentido de preservar a vegetação nativa da Reserva Indígena e reprimir a atuação de grupos criminosos na região.


Fonte:

Deixe seu comentário