Portal da Cidade Porto Velho

POLÍCIA

PF investiga grupo que falsificava documentos para obter auxílio emergencial

A operação "Crise de Identidade" foi deflagrada na manhã desta quinta-feira, em Porto Velho

Publicado em 12/08/2020 às 20:53
Atualizado em

(Foto: PF - Divulgação)

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (13) a Operação “Crise de Identidade” com o objetivo de desarticular associação criminosa dedicada à falsificação de documentos de identidade e obtenção irregular de auxílio emergencial. Dois mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Porto Velho. 

De acordo com PF, a associação criminosa atua há alguns anos na produção de documentos falsos para aplicar golpes, em sua maioria, contra instituições financeiras. Os suspeitos utilizam dados pessoais das vítimas, obtidos em sites na internet, para solicitar auxilio emergencial de forma irregular. Em seguida, usam “maquininhas” de cartão de crédito para simular compras e transferir os valores obtidos para contas controladas pelo próprio grupo criminoso.

As investigações demonstraram que a associação criminosa já teria lucrado mais de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil de reais) por intermédio destas fraudes.

A PF solicitou judicialmente o bloqueio de mais de vinte veículos, em sua grande maioria de luxo, além de dezenas de contas bancárias que estavam registradas em nome das identidades falsas criadas pelos suspeitos.

O nome da operação faz alusão ao método sistêmico de criação e utilização de identidades falsas, que eram substituídas à medida que as fraudes eram descobertas.


Fonte:

Deixe seu comentário