Portal da Cidade Porto Velho

POLICIAL

PF deflagra operação contra venda ilegal de terras públicas nas redes sociais

Estão sendo cumpridos seis mandados de busca em Porto Velho, Monte Negro, Cujubim e Humaitá (AM)

Publicado em 28/07/2021 às 20:39
Atualizado em

(Foto: PF/RO-Divulgação)

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (29), a denominada operação Amazônia.com, visando o combate ao desmatamento e a venda ilegal de terras públicas por meio de redes sociais, em desacordo com as previsões e determinações legais.

As investigações tiveram início em fevereiro de 2021 após a veiculação pela mídia de reportagem investigativa denunciando o desmatamento e a venda de terras públicas nos Estados de Rondônia e Amazônia através de redes sociais por particulares, inclusive dentro de unidades de conservação e terras indígenas, regiões dentro da circunscrição da Superintendência Regional da Polícia Federal em Rondônia.

Utilizando-se de um repórter encoberto, a emissora manteve contato direto com pessoas que teriam postado anúncios ofertando a venda de terras de domínio público sem os registros necessários. Em alguns dos anúncios, os investigados anunciam a venda de imóveis rurais na região amazônica com 830 (oitocentos e trinta) hectares por valores que atingem a cifra de R$ 1.600.000,00 (um milhão e seiscentos mil reais).

Estão sendo cumpridos seis mandados de busca em Porto Velho, Monte Negro, Cujubim e Humaitá (AM), visando a apreensão de documentos que tenham relação com os fatos em apuração.

Os investigados serão ouvidos pela Polícia Federal e responderão pelos crimes de estelionato, invasão de terras da União, Estados e Municípios e desmatamento em terras de domínio público.

Fonte:

Deixe seu comentário