Portal da Cidade Porto Velho

ALERTA

Golpe do financiamento/consórcio já fez mais de 100 vítimas em Porto Velho

Na nova modalidade, o cliente contrata financiamento e assina o contrato de um consórcio

Publicado em 21/08/2021 às 07:46
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Mais de cem consumidores foram vítimas de um novo golpe envolvendo a compra de veículos e imóveis em Porto Velho. Na nova modalidade de golpe o cliente contrata o financiamento de um bem e, na verdade, assina o contrato de um consórcio. Os dados foram divulgados pela  Delegacia do Consumidor de Porto Velho e o Programa de Orientação e Defesa do Consumidor (Procon), que fazem um alerta para a população.

O consórcio e o financiamento são modalidades diferentes de aquisição de bens, no consórcio, você tem acesso ao crédito para a aquisição do bem desejado somente após a contemplação. Já no financiamento, uma vez aprovado, a liberação do valor para a aquisição do bem acontece de forma imediata.

Com base no relato das vítimas, os órgão fiscalizadores informaram que os golpistas anunciam os bens com valores atraentes e prometem uma venda direta mediante financiamento, o que não acontece. Somente depois do pagamento, são informados que se trata de um consórcio. Os anúncios, geralmente são feitos em aplicativos de compra e venda.

Foi apurado que no contrato assinado pelas vítimas está clara a informação de que se trata de um consórcio e que não haverá contemplação imediata. O fato que durante a negociação com o vendedor este detalhe é omitido. 

Nesta semana, algumas empresas que estão atuando em Porto Velho foram alvo de fiscalização realizada pela Polícia Civil e o Procon. Um inquérito policial será instaurado para apurar a prática de crime de estelionato e propaganda enganosa. A intervenção do Ministério Público também deve ser solicitada.

ALERTA

Para evitar cair nesse tipo de golpe, o Procon aconselha que, ao se deparar com preços de veículos ou imóveis muito abaixo do mercado, o consumidor deve ficar atento. Assinaturas de contratos também devem ser lidos com atenção, podendo ter uma análise de um advogado de confiança.

DENÚNCIAS

Além do procon.ro.gov.br ou do endereço consumidor.gov.br que servem ao consumidor como suporte nas necessidades, a denúncia pode ser feita pelo telefone 151 ou pelo WhatsApp (69) 98491-2986.

Fonte:

Deixe seu comentário