Portal da Cidade Porto Velho

SEGURANÇA

Combate ao crime organizado na região Norte é reforçado

Centro Integrado de Inteligência (CIISPR-N), englobará representantes dos estados de Rondônia, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima e Tocantis.

Publicado em 14/12/2019 às 07:28

(Foto: SECOM/RO)

O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, a convite do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, participou na sexta-feira (13), em Manaus (AM), da ativação do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional – Norte (CIISPR-N), um dos projetos estratégicos do governo federal, que englobará representantes dos estados de Rondônia, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima e Tocantins, com foco no combate ao crime organizado e à criminalidade violenta.

Com sede no Amazonas, o Centro tem a finalidade de aprimorar os conhecimentos qualificados na área da inteligência, setores preventivos e operacionais da segurança pública, além de integrar as Agências de Inteligência de Segurança Pública da região Norte às demais regiões do Brasil.

No mesmo evento foi celebrado o Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério da Justiça e o Estado do Amazonas com o objetivo de definir obrigações e responsabilidades relacionadas à implantação e à manutenção da referida unidade, o qual prevê, ainda, em sua cláusula décima primeira, a participação dos demais estados da região por meio da assinatura do Termo de Adesão.

Foram investidos na aquisição de equipamentos eletrônicos para estruturar o CIISPR-Norte R$ 2 milhões. O Centro contará com integrantes do setor de inteligência dos sete estados da região Norte inseridos no projeto. “Essa iniciativa vai possibilitar a integração e troca de informações entre os estados participantes e outras agências de segurança pública do país. O que vai permitir uma melhor análise e a tomada de decisões estratégicas para combater o crime organizado e gerar mais segurança aos nossos cidadãos”, destacou o governador Marcos Rocha, avaliando a importância do Centro.

Com a coleta de informações integradas sobre organizações criminosas, será possível elaborar estratégias preventivas de combate ao tráfico de armas, de drogas e redução de violência criminosa. “Vamos trabalhar de forma unificada. Todos os estados podem contar com o governo federal no combate ao crime”, afirmou o ministro Sergio Moro.


CIISPR-NORTE

É um dos projetos estratégicos do Ministério da Justiça e Segurança Pública que abrange, também, o Centro Integrado de Inteligência Nacional (CIISP-N). Inaugurado em agosto, o Centro Nacional é o responsável por nortear diretrizes e coordenar trabalhos que contemplarão cinco regiões do país. Além da região Norte, também estão em operação o Centro do Nordeste (CIISPR-NE) e do Sul (CIISPR-SUL).

Os Centros Noroeste e Sul já realizaram mais de 1300 difusões de documentos de inteligência. Com ativação do CIISPR-Norte, a Rede CIISP passará ter acesso a aproximadamente 200 bases de dados de 19 estados do país.

Participaram, também, da cerimônia, o governador do Amazonas, estado sede do Centro Norte, Wilson Lima; demais governadores e secretários de segurança pública da região Norte e o secretário de Operações Integradas do MJSP, Rosalvo Franco.

Fonte:

Deixe seu comentário