Portal da Cidade Porto Velho

OPERAÇÃO CRONOS

Agentes do sistema socioeducativo são presos por prática de violência e tortura

A operação foi deflagrada nesta segunda-feira (21) pelo MP e Polícia Civil, em Rondônia

Publicado em 20/12/2020 às 21:12
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

O Ministério Público do Estado de Rondônia, em parceria com a Polícia Civil, desencadeou na manhã desta segunda-feira (21), nova fase da Operação Cronos, que visa responsabilizar agentes públicos que trabalham no sistema socioeducativo valendo-se de sua função para praticar violência e tortura contra adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação.

Nesta nova fase estão sendo cumpridos seis mandados de prisão preventiva. Na esfera cível, foram ajuizadas: 1 ação cautelar preparatória com afastamento de funções de vários agentes socioeducadores, quatro ações civis públicas por ato de improbidade administrativa, três acordos de não persecução cível, medidas extrajudiciais, como recomendações e inspeções orientativas e, ainda, na esfera administrativa, procedimentos de apuração de conduta funcional.

De acordo com o MP, o objetivo é garantir que os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas recebam tratamento justo, legal e que sejam mantidos a salvo tendo resguardada sua integridade física, mental e moral.

O nome da operação - CRONOS - é uma analogia ao titã da mitologia grega em razão de sua personalidade irascível e com receio da perda do poder, agredia seus filhos, até que Zeus, um dos seus filhos, cansado das violências pôs fim à barbárie cometida por Cronos, restabelecendo a paz no Olimpo.

Fonte:

Deixe seu comentário