Portal da Cidade Porto Velho

BALANÇO PM

46 veículos roubados são recuperados e 479 prisões são efetuadas em Buritis

A mancha de criminalidade que antes ocorria no município foi alvo de total atenção da PM

Publicado em 16/01/2020 às 00:12

(Foto: Arquivo PM-RO / Divulgação)

As ações desencadeadas pela Polícia Militar do Estado de Rondônia têm impactado de forma positiva no combate à criminalidade na região do município de Buritis - distante cerca de 329 quilômetros de Porto Velho - com mais de 1.690 atendimentos registrados em 2019 pela Companhia Independente de Policiamento Ostensivo (CIPO) que iniciou as atividades no segundo semestre de 2018 com foco de manter a sensação de segurança da população. As medidas enérgicas contra o crime resultaram em 479 prisões efetuadas no ano passado, conforme levantamento estatístico apresentado pela Corporação. 

As prisões em flagrantes aparecem como resposta imediata à sociedade, ou seja, identificando e prendendo criminosos. A mancha de criminalidade que antes ocorria no município foi alvo de total atenção da Polícia Militar que, para frear a criminalidade, criou a CIPO. Para se ter uma ideia das ações, entre agosto a dezembro de 2018, mais de 290 prisões foram efetuadas. Com 479 prisões efetuadas em 2019, os policiais militares cumpriram com rigor o combate ao crime. 

O comandante da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, destaca que as medidas em todo o Estado são focadas no investimento, valorização do policial militar, inteligência estratégica e policiamento orientado para o problema. 

A Polícia Militar tem desenvolvido vários projetos em diferentes localidades visando tornar os ambientes menos propícios para o cometimento de crimes. Em Ariquemes, por exemplo, próximo à região de Buritis, a Polícia Militar tem colocado em prática, além do policiamento ostensivo, medidas de combate à criminalidade como a Patrulha Rural. São conjuntos de medidas que a Corporação tem desencadeado visando maior segurança para a população. 

Durante todo o ano de 2019, a CIPO - comandada pelo capitão PM Alison de Sousa Pessôa - apreendeu 48 armas de foto e recuperou 46 veículos que foram furtados ou roubados e poderiam facilmente servir de moeda de troca por drogas na fronteira com a Bolívia, ou seja, ações que combatem diretamente ao tráfico de drogas. No ano de 2018, a Companhia de Policiamento em Buritis nos primeiros 5 meses de criação tirou das mãos de bandidos 25 veículos provenientes de roubos.

Uma das prioridades do Governo do Estado é o combate à criminalidade e a redução constante dos índices de violência. O uso da tecnologia embarcada (body cam e tablets), em ações de inteligência e investigação criminal são algumas das ações adotadas para diminuir a criminalidade e trazer mais segurança à população.

Fonte:

Deixe seu comentário