Portal da Cidade Porto Velho

JOGOS PARALIMPICOS

Paratletas rondonienses participam de jogos paralímpicos em Tóquio

Brasil está sendo representado por 259 atletas; três são de Rondônia, disputando a modalidade do atletismo. Veja quem são!

Publicado em 25/08/2021 às 08:03
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio começaram ontem (24). Serão 13 dias em que atletas do mundo inteiro disputarão medalhas em 22 modalidades. Entre as estrelas do esporte paralímpico, estão no Japão os irmãos Kesley Teodoro, Ketyla Teodoro e Mateus Evangelista, atletas de Rondônia.

Kesley, atleta de 30 anos e natural de Rolim de Moura (RO), apresentou sintomas de uma patologia genética que afeta a retina, chamada doença de Stargardt, nos primeiros anos da infância. Ele conheceu o atletismo através da sua irmã, Ketyla, que sofre da mesma doença genética e no ensino médio foi convidada a participar das Paralímpiadas Escolares, em 2012.

Kesley já tinha se formado, mas seus pais afirmaram que só deixariam Ketyla ir até São Paulo se o irmão a acompanhasse. O técnico que convidou sua irmã percebeu que o atleta também poderia correr e ele iniciou sua carreira também nas Paralímpiadas Escolares.

Principais conquistas: Quarto lugar nos 100m nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

Ketyla tem 25 anos e também é natural de Rolim de Moura. A paratleta enxergou até os 12 anos, quando sua visão piorou rapidamente e hoje ela só enxerga de 5% a 10%. A atleta conheceu o esporte paralímpico no último ano do ensino médio, quando um treinador de um clube em Rondônia buscava atletas para participar das Paralímpiadas Escolares de 2012.

Principais conquistas: Bronze nos 400m nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019.

Mateus Evangelista, um atleta de 27 anos, natural de Porto Velho, teve falta de oxigenação no cérebro, na hora do parto. Como sequela, o lado direito de seu corpo ficou comprometido. Aos 12 anos, assistiu a uma palestra sobre esporte paralímpico em sua escola e decidiu falar com os responsáveis para conhecer as modalidades e a partir disso, começou no atletismo.

Principais conquistas: Prata no salto em distância no Mundial Dubai 2019; ouro nos 100m, prata nos 200m e no salto em distância nos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019; ouro nos 100m, prata nos 200m e prata no salto em distância no Mundial Londres 2017; prata no salto em distância nos Jogos Paralímpicos Rio 2016; ouro nos 100m, nos 200m e no salto em distância nos Jogos Parapan-Americanos Toronto 2015.

A delegação brasileira está composta por 259 atletas. São 163 homens e 96 mulheres. Entre elas e eles estão atletas sem deficiência como guias, calheiros, goleiros e timoneiro. Eles são os olhos, ouvidos e mãos dos paratletas.

Fonte:

Deixe seu comentário