Portal da Cidade Porto Velho

EDUCAÇÃO

Seguem abertas as inscrições para o curso de Mestrado em História da Amazônia

As inscrições vão até dia 29 de março

Publicado em 25/02/2021 às 03:10
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Encontram-se abertas as inscrições para seleção do curso de mestrado em História da Amazônia da Universidade Federal de Rondônia (Unir). São oferecidas o total de 24 vagas. O curso é gratuito e o  prazo para realização das inscrições encerra no dia 29 de março.

De acordo com edital, o programa tem como proposta discutir, do ponto de vista histórico e historiográfico, as questões do espaço regional amazônico, e suas relações com a nação e com as fronteiras (nacional, internacional e simbólicas). Para acessar o edital, clique AQUI.

O sistema de ensino será na modalidade presencial e em período integral, podendo, em casos específicos, proporcionar atividades virtuais e semipresenciais.

Critérios 

A proposição de uma candidatura à vaga pressupõe conhecimento e adesão à estrutura acadêmica do curso de Mestrado. O proponente deve possuir diploma de graduação em curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação, se brasileiro/a, ou, se estrangeiro/a, em curso superior de instituição acadêmica reconhecida.

O programa não se compromete a conceder bolsas de estudo e nem a preencher o total de vagas oferecidas. As informações relativas ao processo seletivo estão disponíveis na página do programa.

Inscrições

Para realizar a inscrição, o candidato deverá anexar os seguintes documentos, em formato PDF:

  • 1) Cópia do Diploma de Graduação ou de documento que ateste a condição de formando/a (para efeitos de matrícula, a apresentação do diploma original é obrigatória).
  • 2) Cópia do Histórico Escolar do curso de Graduação.
  • 3) Cópia de Documento de Identificação e do CPF ou passaporte, no caso de estrangeiros (para cidadãos de países do Mercosul, o passaporte poderá ser substituído por Documento de Identificação oficial do país de origem. Para efeitos de realização da prova escrita e da matrícula, a apresentação do documento original é obrigatória).
  • 4) O candidato que optar por concorrer às vagas de Políticas Afirmativas, além da documentação acima, deverá apresentar uma declaração devidamente assinada na qual conste que o candidato se autodeclara preto, pardo ou indígena (ver Anexos IV, V e VI).
  • 5) Para os candidatos portadores de deficiência, inserir as informações no formulário de inscrição, acompanhado de laudo médico, em local próprio, via sistema (neste caso, informar o tipo de deficiência e as condições especiais necessárias para a realização da prova).
  • 6) Proposta de Pesquisa enquadrada em uma das duas linhas de pesquisa do Programa, contemplando o problema de pesquisa, justificativa, objetivos, referencial teórico-metodológico, previsão de fontes de pesquisa e bibliografia.
  • a) O candidato deverá encaminhar duas cópias no ato da inscrição. Uma com identificação pessoal e outra sem identificação na capa ou em qualquer outra parte do projeto. Qualquer identificação do candidato no projeto sem identificação incorrerá na desclassificação do mesmo.
  • b) A Proposta de Pesquisa deve levar em consideração o prazo máximo de 24 meses para a conclusão da Dissertação e adequar-se às possibilidades de orientação dos/as professores/as do Programa (ver Anexo II).
  • c) A avaliação da proposta levará em conta: articulação entre suas partes, correção da redação, atualização bibliográfica, capacidade de formular um problema de pesquisa adequado e original, importância para o campo temático no qual se insere e adequação à linha de pesquisa proposta.
  • d) Dados técnicos da Proposta de Pesquisa: digitado para papel A4, com espaço um e meio (1,5), fonte Times New Roman, tamanho 12, com no máximo 07 (sete) páginas de texto, sem contar capa e bibliografia. As propostas que não seguirem as especificações recomendadas não serão homologadas.
  • 7) Cópia do Currículo Lattes (Disponível em: https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/pkg_cv_estr.inicio).
  • 8) Declaração de Disponibilidade de Tempo (Anexo X).

Fonte:

Deixe seu comentário