Portal da Cidade Porto Velho

SE LIGA!

Último dia de inscrições para os cursos gratuitos de formação iniciada do IFRO

São oferecidas cinco mil vagas para cursos na modalidade educação a distância

Publicado em 26/07/2020 às 07:18

(Foto: Divulgação)

O Instituto Federal de Rondônia (Ifro) encerra neste domingo (26), o período de inscrições para os cursos de Formação Iniciada do Programa Novos Caminhos. São oferecidas cinco mil vagas para cursos na modalidade educação a distância. A taxa de inscrição é gratuita, bem como os cursos ofertados. As aulas estão previstas para iniciar no próximo dia 3 de agosto. As vagas são abertas para moradores de Rondônia e também para quem reside fora do Estado.

O Programa Novos Caminhos é uma ação do Ministério da Educação com objetivo de ampliar as oportunidades de formação profissional. Por meio dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), nas modalidades presencial e a distância, há capacitação, qualificação, formação e aperfeiçoamento profissional de curta duração. 

As vagas são para os cursos de Assistente Financeiro, Administrador de Banco de Dados, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Desenvolvimento Cooperativista, Assistente Administrativo, Auxiliar de Laboratório de Saneamento, Auxiliar em Agropecuária, Balconista de Farmácia, Cadista para a Construção Civil, Microempreendedor Individual (MEI), Operador de Computador, Programador de Sistemas, Programador de Web, Recepcionista em Serviços de Saúde e Motorista de Transporte de Carga. 

Inscrição 

Os candidatos terão até às 23h59 deste domingo (26) para realizar as inscrições.

Critérios

Para se candidatar, é necessário ter a escolaridade e a idade mínima exigida para ingresso no respectivo curso, bem como possuir um e-mail válido e estar logado em uma conta Google para acesso ao formulário de inscrição. Os cursos possuem diferentes requisitos mínimos e exigências de idade. 

Documentos necessários

No ato de inscrição é preciso fazer upload dos seguintes documentos, em formato PDF ou de imagem, com frente e verso sempre que necessário e de forma suficientemente legível:

  • RG (ou documento oficial com foto)
  • CPF
  • Comprovante de endereço
  • Comprovante de escolaridade
  • Entre outros documentos para comprovação dos requisitos mínimos dos respectivos cursos, quando exigidos.
  • Para os candidatos menores de 18 anos é necessário ainda RG e CPF do responsável legal.

Seleção dos candidatos

O Processo de Seleção será por sorteio eletrônico, que será realizado no próximo dia 28 deste mês, sendo registrado em vídeo e, posteriormente, divulgado no site do IFRO.

No caso em que haja procura suficiente, será sorteado um quantitativo de candidatos de até o número de vagas para cada curso destinadas ao cadastro de reserva, para utilização se houver desistência dos aprovados em primeira chamada. 

Os que forem classificados dentro das vagas ofertadas receberão e-mail de confirmação de suas matrículas e instruções para acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

O estudante selecionado deverá acessar o AVA no prazo de uma semana, a contar da data do recebimento do e-mail, para finalização da confirmação de sua matrícula. 

Acesse o Edital completo AQUI

O formulário de inscrição está disponível AQUI.

Fonte:

Deixe seu comentário