Portal da Cidade Porto Velho

EVENTO

Tratado de Petrópolis é tema de painel na Escola do Legislativo

Historiadores, alunos da EL e da Escola Major Guapindaia, deputados e demais convidados participarão do evento.

Publicado em 26/11/2019 às 02:51

(Foto: Divulgação)

A Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa (ALE), presidida pelo deputado Laerte Gomes (PSDB) organiza comemoração ao 116º aniversário da assinatura do Tratado de Petrópolis, que criou o Estado do Acre, área que antes pertencia à Bolívia. O tratado previa a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré ligando Guajará-Mirim a Porto Santo Antônio, hoje Porto Velho. 

O Tratado de Petrópolis foi assinado no dia 17 de novembro de 1903 e completou 116 anos. A importante data motivou a realização de painel cultural pela Escola do Legislativo. Segundo o diretor geral da EL, Fábio Ribeiro, “O Tratado de Petrópolis é uma das mais importantes datas do patrimônio cultural e histórico da região Norte, pois criou o Estado do Acre e deu o impulso necessário para Rondônia, com a construção da Madeira-Mamoré”. 

 O painel abordará temas da maior relevância sobre os preceitos históricos tendo como tema “O Tratado de Petrópolis e sua Importância para o Noroeste Brasileiro”. Três itens fundamentarão o painel: Barão do Rio Branco, sua importância para o interesse nacional; o Tratado de Petrópolis, motivos e a importância da Guerra do Acre para sua consecução e os efeitos do Tratado de Petrópolis para o Brasil, para o desenvolvimento regional e para possíveis alterações geopolíticas na região. 

  O painel tem a parceria da Academia de Letras de Rondônia (ALR) e contará com importantes palestrantes, como os professores Célio Leandro Silva, formado em história e escritor; Anísio Gorayeb, economista, historiador e escritor e Francisco Matias, escritor e historiador, todos membros da ALR. O mediador será o jornalista, membro da ALR, professor Lúcio Albuquerque. 

  Além dos palestrantes e mediador participarão do painel alunos e professores da Escola Major Guapindaia, de Porto Velho, da Escola do Legislativo, imprensa e o público em geral. Os palestrantes estarão à disposição para responder perguntas da plateia. Os convidados receberão no encerramento Certificado de Participação do encontro. 

 O evento será realizado no período das 9h às 11h30 na sede da Escola do Legislativo, na Rua Major Amarante, 390, Bairro Arigolândia, em Porto Velho com participação do presidente da ALE, deputado Laerte Gomes (PSDB) e dos demais deputados.

Fonte:

Deixe seu comentário