Portal da Cidade Porto Velho

EDUCAÇÃO

Prefeitura disponibiliza atividades online para alunos da rede municipal

Atividades estão disponíveis para educação infantil, fundamental e Educação de Jovens e Adultos

Postado em 24/03/2020 às 11:45 |

(Foto: Arquivo / Reprodução Comunicação Prefeitura)

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), diante da nova realidade com as implicações da pandemia do Covid–19, que ocasionou a suspensão das atividades escolares por 15 dias, podendo ainda se prolongar, conforme decreto municipal nº 16.597, apresentou o programa ‘Porto Velho Educação Virtual’, com o intuito de colocar a disposição dos alunos da rede municipal de ensino e de suas famílias atividade que podem ser realizadas na modalidade à distância, conforme orientado pelo Conselho Nacional de Educação.

Na rede municipal de Porto Velho, o aluno ou seu responsável acessa o endereço eletrônico http//ava.portovelho.ro.gov.br/, faz um cadastro simples e pronto, terá acesso a diversas atividades semanais para serem realizadas em casa.

As atividades são organizadas pela equipe técnica – pedagógica da Semed e lançadas por um técnico da Coordenadoria Municipal de Tecnologia da Informação (CMTI).

Neste primeiro momento as atividades não são obrigatórias, apenas sugestivas para ocupar o tempo das crianças em casa. Após discussão com demais atores da educação, a exemplo do Sintero, bem como manifestação e normatização do Conselho Municipal de Educação, a Semed regulamentará a plataforma e todas as escolas poderão elaborar suas próprias atividades, conforme proposta pedagógica e acompanharão o andamento das mesmas em um contato permanente com a família.

Conforme nota do Conselho Nacional de Educação, em que cita o Art. 32 da Lei nº 9394/1996 (LDB), a educação à distância pode ser autorizada em casos emergenciais no ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos e educação especial.

O objetivo central desta ação é o de reorganizar o calendário escolar, assegurando em um primeiro momento opção de atividades para o entretenimento das crianças reclusas em casa, podendo, após estudo e aprovação do órgão competente, ser um mecanismo de aulas à distância, possibilitando a reposição de aulas suspensas e garantindo a redução de prejuízos na aprendizagem dos alunos, com a preservação de padrão de qualidade.

Estão disponíveis atividades desde a educação infantil e ensino fundamental, até a Educação de Jovens e Adultos através do link: http//ava.portovelho.ro.gov.br

Fonte:

Deixe seu comentário