Portal da Cidade Porto Velho

FORMAÇÃO INICIAL

IFRO oferta 5 mil novas vagas pelo Programa Novos Caminhos

Os cursos ofertados são totalmente gratuitos e não possuem taxa de inscrição

Publicado em 16/07/2020 às 06:15
Atualizado em

(Foto: IFRO-RO / Divulgação)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) lança edital para novos cursos de Formação Inicial do Programa Novos Caminhos, na modalidade educação a distância. São cinco mil vagas com inscrições no período de 15 a 26 de julho de 2020. Os cursos ofertados são totalmente gratuitos e não possuem taxa de inscrição.

As vagas são para os cursos de Assistente Financeiro, Administrador de Banco de Dados, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Desenvolvimento Cooperativista, Assistente Administrativo, Auxiliar de Laboratório de Saneamento, Auxiliar em Agropecuária, Balconista de Farmácia, Cadista para a Construção Civil, Microempreendedor Individual (MEI), Operador de Computador, Programador de Sistemas, Programador de Web, Recepcionista em Serviços de Saúde e Motorista de Transporte de Carga. 

O Programa Novos Caminhos é uma ação do Ministério da Educação para ampliar as oportunidades de formação profissional, objetivando o fortalecimento da política de Educação Profissional e Tecnológica, em apoio às redes e instituições de ensino, no planejamento da oferta de cursos alinhada às demandas do setor produtivo e na incorporação das transformações produzidas pelos processos de inovação tecnológica. Por meio dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), nas modalidades presencial e a distância, há capacitação, qualificação, formação e aperfeiçoamento profissional de curta duração. 

Segundo o Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, “apesar do cenário de pandemia, o Instituto Federal de Rondônia não paralisou suas atividades. Ao contrário disso, adotou a postura de possibilitar qualificação e capacitação de pessoas, de modo a contribuir para a inserção das pessoas no mundo o trabalho”. No início deste mês de julho, o IFRO finalizou o edital de seleção de outras 9.410 vagas pelo Programa Novos Caminhos. 

“Dessa forma, entendemos que o IFRO está cumprindo o seu papel social, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento do nosso estado e para a inserção e reinserção social e econômica das pessoas, cumprindo efetivamente a missão institucional”, avalia Uberlando. 

As aulas estão previstas para iniciar no dia 3 de agosto de 2020. 

Inscrição 

Os candidatos terão até às 23h59 do dia 26 de julho de 2020 para realizar as inscrições. Para se candidatar, é necessário ter a escolaridade e a idade mínima exigida para ingresso no respectivo curso, bem como possuir um e-mail válido e estar logado em uma conta Google para acesso ao formulário de inscrição. Os cursos possuem diferentes requisitos mínimos e exigências de idade. 

Ainda na inscrição é preciso fazer upload dos seguintes documentos, em formato PDF ou de imagem, com frente e verso sempre que necessário e de forma suficientemente legível: RG (ou documento oficial com foto), CPF, comprovante de endereço, comprovante de escolaridade e outros documentos para comprovação dos requisitos mínimos dos respectivos cursos, quando exigidos. Para os candidatos menores de 18 anos é necessário ainda RG e CPF do responsável legal. 

Segundo a comissão de seleção, os documentos incompletos e ilegíveis poderão provocar a desclassificação do candidato, pela impossibilidade de obtenção dos dados necessários. Também é relembrada a importância de leitura de todo o edital para seguir as instruções corretamente. As vagas são abertas para moradores de Rondônia e também para quem reside fora do Estado. 

O Processo de Seleção será por sorteio eletrônico, que será realizado no dia 28 de julho de 2020, sendo registrado em vídeo e, posteriormente, divulgado no site do IFRO. No caso em que haja procura suficiente, será sorteado um quantitativo de candidatos de até o número de vagas para cada curso destinadas ao cadastro de reserva, para utilização se houver desistência dos aprovados em primeira chamada. 

Os que forem classificados dentro das vagas ofertadas receberão e-mail de confirmação de suas matrículas e instruções para acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O estudante deverá acessar o AVA no prazo de uma semana, a contar da data do recebimento do e-mail, para finalização da confirmação de sua matrícula. 

Acesse o Edital completo AQUI

O formulário de inscrição está disponível AQUI.

Fonte:

Deixe seu comentário