Portal da Cidade Porto Velho

EDUCAÇÃO

Ifro Cacoal abre concurso para curso de pós-graduação em ciências e matemática

São ofertadas 40 vagas e os interessados devem se inscrever gratuitamente até o dia 6 de novembro de 2020

Publicado em 02/10/2020 às 21:18

(Foto: Ifro-RO)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, está com inscrições abertas para o Processo Seletivo no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática, a ser ofertado na modalidade semipresencial. São ofertadas 40 vagas e os interessados devem se inscrever gratuitamente até o dia 6 de novembro de 2020.

O curso é voltado para profissionais educadores licenciados e bacharéis que estejam em efetivo exercício da docência ou não, preferencialmente aqueles que atuam no ensino básico em aldeias ou áreas rurais, podendo destinar-se a profissionais que possuam diploma de Curso Superior em Química, Física, Biologia, Ciências, Matemática, Pedagogia e áreas afins e que estejam atuando em sala de aula nas áreas de formação do curso. 

A inscrição será feita exclusivamente via internet e não será cobrada taxa. Para isso, os candidatos às vagas deverão encaminhar cópias digitalizadas dos documentos para o endereço eletrônico: selecaoposcienciasematematica.cacoal@ifro.edu.br, contendo no campo de assunto do e-mail as seguintes informações: nome, sobrenome. edital Nº 21/2020/IFRO. Os documentos necessários para a inscrição podem ser consultados no Edital por meio do seguinte link: https://bit.ly/2HHPVY9.   

A seleção será constituída por análise da ficha do currículo do candidato confrontada com a documentação comprobatória e será classificatória e eliminatória. A análise da ficha do currículo e da documentação comprobatória será feita de acordo com a documentação apresentada pelo candidato via e-mail e deve atender a todos os requisitos presentes no Edital. 

O resultado final será divulgado no dia 25 de novembro de 2020. As matrículas estão programadas para ocorrerem entre os dias 26/11/2020 a 02/12/2020. Já a aula inaugural acontecerá no dia 12 de dezembro de 2020. A previsão é de que as aulas presenciais sejam iniciadas no dia 15 de fevereiro de 2021. No entanto, “O IFRO Campus Cacoal poderá alterar as datas e atividades previstas, conforme a necessidade. O período de matrícula e aula inaugural que dependerá do retorno das atividades presenciais do Campus, pós-pandemia por COVID-19”, estabelece o Edital. 

Sobre o Curso 

O curso objetiva oportunizar a qualificação profissional, principalmente no que se refere ao campo de planejamento, prática pedagógica e execução de aulas, acompanhamento, avaliação do processo educativo e elaboração de material técnico- didático, conforme previsto no Projeto Pedagógico de Curso aprovado pela Resolução nº 04/CEPEX/IFRO, de 21 de setembro de 2016. O objeto de estudo do curso é a análise contextualizada das Ciências e Matemática a ser investigado através de duas linhas de pesquisa: 1) Metodologia do Ensino de Ciências e Matemática e 2) Instrumentalização do Ensino de Ciências e Matemática. 

A grade curricular da especialização possibilitará a professores que atuam nas áreas de química, física, biologia e matemática o aperfeiçoamento na área em que atuam através das disciplinas de instrumentalização. O Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática, com carga horária total de 400 h, será desenvolvido no período mínimo de um ano e máximo de dois anos. O curso será oferecido em quatorze módulos, sendo as aulas ministradas, com intervalo quinzenal, às sextas-feiras, das 18h30 às 22h30, aos sábados das 8 h às 12 h e das 14 h às 18 h e, aos domingos, das 8 h às 12 h, de acordo com calendário previamente divulgado.

Fonte:

Deixe seu comentário