Portal da Cidade Porto Velho

PROJETO ESCOLAR

Governo de Rondônia e Sebrae alinham parceria para projeto nas escolas estaduais

Em reunião com membros do Sebrae, o governador Marcos Rocha destaca a importância da educação empreendedora e afirma ser essa uma das prioridades.

Publicado em 07/11/2019 às 02:26

Em reunião com membros do Sebrae, o governador destaca a importância da educação empreendedora e afirma ser essa uma das prioridades. (Foto: Imagem ilustrativa)

‘‘Eu vim de uma comunidade pobre do Rio de Janeiro, minha mãe morreu ainda muito nova, deixando seis filhos. Um padre nos deu bolsas de estudos e, graças à educação, eu aprendi muita coisa e tive a oportunidade de entrar para o Exército, fazer faculdade. E eu acredito que, agora, nós temos a chance de fazer algo diferente para mudar a realidade das crianças em Rondônia, através da educação. É meu sonho colocar a educação empreendedora na grade escolar’’, revela o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, em reunião com o superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Rondônia, Daniel Pereira.

A reunião teve como proposta a construção de uma parceria entre o governo de Rondônia e o Sebrae, em formar empreendedores dentro das escolas estaduais. Marcos Rocha convocou para a reunião o secretário chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, secretário de Estado da Educação (Seduc), Suamy Vivecananda, o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Pedro Pimentel e o secretário de Estado de Finanças do Estado de Rondônia (Sefin), Luis Fernando Pereira da Silva, para analisarem e darem os encaminhamentos necessários para o desenvolvimento desse iniciativa conjunta no Estado.

O governador lembrou ainda que o Estado tem incentivado o empreendedorismo através do Meetup.RO – Fórum de Inovação e Competitividade, criado este ano. Enquanto que o secretário da Seduc reforçou que a implantação da educação empreendedora é uma das principais missões que recebeu e que já tem trabalhado nisso para fazer, de fato, ser uma realidade para os alunos rondonienses. ‘‘Temos que unir forças para fazer com que os estudantes possam empreender’’, disse Marcos Rocha.

‘‘Precisamos juntar a força do Estado com a expertise do Sebrae para alcançarmos grandes conquistas’’, avaliou Daniel Pereira, que esteve acompanhado na reunião da equipe técnica e de representante do Sebrae Nacional. O superintendente fez um balanço da atuação da instituição na formação de estudantes no eixo da educação empreendedora e ofereceu apoio com material de estudos, treinamento e aporte financeiro para somar com os esforços do governo em avançar na cultura empreendedora.

Marcos Rocha citou, ainda, o exemplo de um estudante que conheceu e revelou a ele que tem o sonho de ter a própria empresa. ‘‘Ele começou a juntar dinheiro e comprou uma novilha. Depois juntou de novo e comprou outra e foi comprando. Agora, ele, com 16 anos, já tem um patrimônio. Eu quero que exista mais meninos como esse que não espera pelo governo até porque a máquina pública não aguenta mais. Precisamos permitir que a sociedade crie seus próprios negócios’’, afirma o governador reforçando que a educação empreendedora é uma das prioridades do governo.

Fonte:

Deixe seu comentário