Portal da Cidade Porto Velho

EDUCAÇÃO

Rede estadual: calendário escolar 2021 começa dia 22 com aulas remotas em RO

As atividades presenciais nas unidades educacionais do Estado continuam suspensas

Publicado em 05/02/2021 às 21:07
Atualizado em

(Foto: Reprodução / Jornal Cruzeiro)

O Calendário Escolar 2021 da rede estadual de ensino inicia no próximo dia 22 de fevereiro de forma remota. As atividades presenciais nas unidades educacionais do Estado continuam suspensas conforme Decreto nº 25.784, de 1º de fevereiro de 2021, publicado pelo Governo de Rondônia para garantir a segurança e a saúde dos estudantes e da população em geral.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Estado está preparado para atender os estudantes no retorno remoto. No ano passado, os  profissionais da educação receberam capacitação, por meio de treinamentos para utilização das plataformas de aprendizagem on-line, o que possibilitou o atendimento a comunidade estudantil com aulas remotas e conteúdos impressos.

O secretário da Educação, Suamy Vivecananda destacou que para o início das aulas presenciais, a Seduc estuda, juntamente com órgãos de acompanhamento da pandemia e os municípios, a possibilidade de um retorno de forma escalonada, atendendo protocolo sanitário, incluídos no plano de retorno às aulas presenciais.

Segundo Suamy, é provável que o retorno dos 3º anos do ensino médio se anteceda aos 9º anos do ensino fundamental. A estratégia é ampliar o retorno das atividades presenciais nas escolas, na medida que a vacina contra a covid-19 for alcançando nos grupos. A Seduc informa que será facultado aos pais e responsáveis, autorizar o retorno de seus filhos às escolas. Neste caso, a declaração da opção de ensino escolhida deverá ser oficializada por meio de documento entregue as unidades educacionais.

"Estamos aguardando a entrega dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que foram adquiridos por meio de processo licitatório realizado pela Superintendência Estadual de Licitações (Supel). Todas as ações necessárias a serem tomadas já estão sendo estudadas, para garantir maior segurança aos estudantes no possível retorno presencial”, destacou.

De acordo com a Seduc, caberá as unidades de ensino deliberar a distribuição e escalonamento dos seus alunos com base nas orientações do plano de retorno às aulas presenciais, utilizando como apoio para tomada de decisão, visando o retorno gradual das atividades com manutenção de um ambiente seguro e saudável para estudantes, professores, técnicos e a comunidade.

Transporte Escolar

Em relação ao transporte escolar, a Secretaria em parceria com os municípios estuda a viabilidade de atendimento aos estudantes quanto a possibilidade de um retorno unificado de acordo com as fases de cada município, respeitando o distanciamento e a capacidade de carga conforme instruções do Protocolo de Transporte Escolar.

Fonte:

Deixe seu comentário