Portal da Cidade Porto Velho

Negócios

Cursos do Idep fomentam o empreendedorismo feminino em Rondônia

As oportunidades de negócios abrangem as áreas de estética, artesanato, manicure e pedicure

Publicado em 06/03/2023 às 16:50

(Foto: Divulgação/João Albuquerque/Decom/Gov-RO)

Com o objetivo de fomentar a cultura empreendedora, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep), tem levado conhecimento para mulheres, como forma de incentivo ao empreendedorismo feminino, nas áreas de estética, artesanato, manicure e pedicure, além de outros setores, cujas vagas são ocupadas, majoritariamente, por homens.

A qualificação da mão-de-obra feminina tem se constituído em uma importante estratégia para a assegurar a autonomia financeira e a complementação da renda no orçamento familiar. Prova disso é o fato de Rondônia configurar como o Estado brasileiro com a menor taxa de desemprego do país, conforme pesquisa apontada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE)  e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).

De acordo com a diretora pedagógica da Escola Técnica Estadual do Idepp, Sylvana Ventura, os cursos estão levando oportunidade para a execução de novos negócios. “Muitos ex-alunos estão empreendendo, e neste universo de realizações, contamos com várias mulheres empreendedoras, que resolveram empreender depois do aprendizado em nossas aulas”, comemorou a gestora escolar.

* Com informações do Governo de Rondônia

Fonte:

Deixe seu comentário