Portal da Cidade Porto Velho

EDUCAÇÃO

Agevisa orienta pais e colaboradores sobre o retorno das aulas na rede privada

Especialistas orientaram sobre os cuidados que os alunos precisam ter e as obrigações das instituições

Publicado em 07/11/2020 às 08:21

(Foto: Exame)

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa) orientou nesta sexta-feira (6), a população sobre a retomada segura das aulas nas instituições particulares, em uma live na página oficial da instituição, conforme prevê o Decreto n° 25.470, a fim de que os pais e colaboradores da comunidade escolar sanassem dúvidas sobre o retorno estudantil durante o período de pandemia da Covid-19.

A live teve a participação da coordenadora Estadual de Vigilância da Influenza e Covid-19, Flávia Serrano, que esclareceu sobre a Nota Técnica nº 5, que explica as medidas específicas e necessárias para a proteção dos alunos, professores e funcionários da Educação, sobre a transmissibilidade da Covid-19 no ambiente escolar. Também orientou sobre as medidas de controles e mostrou estudos de alguns países que já retomaram as aulas e da importância do convívio social para as crianças. 

Flávia Serrano disse que não há previsão de término da pandemia, por depender de uma vacina. “Precisamos ter um compromisso de fazer o certo e seguir as medidas de condutas, e assim fazer as atividades laborais com seguranças”. 

Também participou a gerente técnica de Vigilância Sanitária, Vanessa Ezaki, que explicou sobre a Nota Técnica nº 53 e o Decreto n° 25.470 que prevê a retomada de 50% da limitação de pessoas que podem estar na escola e que cabe aos pais ou responsável sobre a decisão do retorno do aluno. “Todas as escolas precisam tomar alguns cuidados na hora de recepcionar os alunos, como a temperatura, higienização das mãos e a utilização das máscaras. Evitar aglomeração pedindo sempre um distanciamento de um metro e vinte de cada pessoa. As escolas podem alternar o período do intervalo evitando a aglomeração dos alunos”. 

A gerente Vanessa Ezaki, orientou aos pais e participantes que estavam assistindo a live para condutas extras aos alunos. “O recomendado é que a cada três horas a máscara seja trocada, para utilização da segunda máscara, o ideal é sempre ter na bolsa máscaras extras, caso surja imprevisto. Também os pais precisam orientar as crianças a ter o seu próprio álcool em gel para higienizar as mãos em seu ambiente de estudos e ter o seu próprio copo”. 

No final da live, as especialistas responderam questionamentos dos participantes como o uso correto da máscaras, o Decreto n° 25.470 e das práticas seguras de vigilância sanitárias.

Fonte:

Deixe seu comentário