Portal da Cidade Porto Velho

ECONOMIA

Comércio aposta em alta de 5,3% nas vendas do Dia das Crianças

A liberação tem efeito no curto prazo e beneficia mais a alguns setores da economia de Rondônia

Publicado em 01/10/2019 às 20:39
Atualizado em

Divulgação

Considerada a terceira melhor data para os lojistas – atrás apenas do Natal e das comemorações das Mães, o Dia das Crianças promete alta real nas vendas, nos próximos dias, em razão da proximidade do dia 12 de outubro. Segundo estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio-RO), o aumento no volume das vendas deve ser 5,3% maior neste ano, frente à data promocional de 2018.

O cenário de otimismo considera fatores como a injeção de mais de R$ 130 milhões na economia do país, com a liberação de saques do FGTS e Pis/Pasep, os preços dos brinquedos que, em média, sobem abaixo da inflação e indicadores positivos como a intenção de consumo maior do que 2018, segundo apuração da Fecomércio-RO.

Para o presidente da Fecomércio/RO, Raniery Araújo Coelho, os pagamentos possibilitaram ao consumidor a quitação de débitos e uma consequente melhora na expectativa de compras, que resultaram no aumento das vendas. “Em curto prazo, o setor que mais lucrará será o supermercadista, seguido do ramo de vestuário, livrarias, papelarias e brinquedos”, explica o presidente. 

Raniery ressalta que os empresários veem a liberação dos recursos como um alívio momentâneo, porém, vivem a expectativa da adoção de medidas governamentais, de longo prazo, para destravar a economia brasileira. “A Lei da Liberdade Econômica foi um bom passo, mas o corte de juros, as privatizações e os investimentos em infraestrutura, só devem ter efeitos próximo no ano”, disse.

Além de brinquedos, vestuário e calçados também despontam como itens para presentear jogos e aparelhos eletrônicos, incluindo celulares e tabletes.


Fonte:

Deixe seu comentário