Portal da Cidade Porto Velho

EMPREGO

Sine registra crescimento de colocações no mercado de trabalho

Do total de 170 vagas ofertadas no mês de agosto, 98 foram preenchidas.

Publicado em 12/09/2019 às 04:55
Atualizado em

A crise econômica que reduziu o número de contratações em todo o País parece ser coisa do passado. Em Porto Velho o Sistema Nacional de Emprego – Sine/RO registrou aumento de 50% no número de colocações no mercado de Trabalho. Do total de 170 vagas ofertadas no mês de agosto, 98 foram preenchidas. O aumento é atribuído às novas contratações realizadas por empresas privadas do setor elétrico. 

Segundo Raul Souza Semão, técnico do setor de intermediação de mão obra, o Sine atende diariamente 100 pessoas em busca de emprego. Homens com idade entre 25 e 45 anos, lideram a procura por vagas no setor da construção civil. Mulheres mais jovens, com idade entre 20 e 30 anos, procuram o Sine em busca de uma colocação no setor privado, para cargos na área administrativa. Já as mulheres, com idade entre 30 e 45 anos, procuram emprego nas áreas de zeladoria, limpeza e faxina.  

A falta de mão de obra qualificada, de acordo com Raul Souza, é o que mais dificulta a colocação do trabalhador no mercado. “A maioria das empresas é muito criteriosa em relação a qualificação do pretendente a vaga”, disse ele, acrescentando que um outro problema constatado e que tem causado redução no número de vagas ofertas está relacionado ao sistema de reaproveitamento de mão de obra implantado por algumas empresas. “As empresas trocam os funcionários de setor, mas não o demitem. Esperam que a iniciativa seja tomada pelo próprio trabalhador”, afirmou. 

Para se cadastra no Sine, o trabalhador deve ir até a sede da agência, munido de todos os documentos pessoais, comprovante de residência e com a carteira de trabalho. Quem já possui o cadastro, mas deseja concorrer às vagas ofertadas, só precisa levar a carteira de trabalho. O Sine está localizado na rua Paulo Leal, 332, no centro de Porto Velho. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones: (69) 3216-5974/ 3216-5176 /3216-5244. 


Fonte:

Deixe seu comentário