Portal da Cidade Porto Velho

ECONOMIA

"Imunização da população é a única saída para o comércio", diz CDL

Para a entidade, só a vacinação pode ajudar a conduzir a uma retomada gradual da economia

Publicado em 01/02/2021 às 04:42
Atualizado em

(Foto: Portal da Cidade)

Após 14 dias de fechamento obrigatório, para conter o avanço da covid-19, o comércio não essencial de Porto Velho reabriu as portas nesta segunda-feira (1º). O decreto estadual que autorizou a retomada gradual das atividades foi publicado na madrugada de domingo (31). O ato normativo autorizou lojas, shoppings, restaurantes, academias e outros segmentos a retomarem suas atividades. Com a reabertura liberada, o que os comerciantes querem saber agora é se a medida foi ou não capaz de reduzir o índice de transmissão da doença e se desafogou os leitos de UTI, já que os indicadores não foram apresentados até o momento.

Na avaliação da presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Velho, Joana Joanora, a vacinação em massa é decisiva para a retomada do crescimento econômico. “O Governo precisa acelerar a vacinação. Não adianta só fechar o comércio e impor as medidas de restrição, se todos os públicos não começarem a ser vacinados simultaneamente e o mais rápido possível”, afirmou.

De acordo com Joana Joanora, só a imunização em massa pode ajudar a conduzir a uma retomada gradual da economia, que no cenário atual é também afetada negativamente por quatro fatores como aumento do dólar, endividamento das empresas, reajuste dos aluguéis e cautela do consumidor para efetuar compras.

Para a presidente da CDL, com a vacina é possível diminuir gradualmente o ritmo do aumento de casos, levando ao começo do fim da pandemia. “É um primeiro passo para o término das restrições de circulação social, que tanto prejudicaram a atividade de comércio no ano passado, desde o começo da pandemia, em março de 2020”, destacou.

Fonte:

Deixe seu comentário