Portal da Cidade Porto Velho

AGENDA CULTURAL

Segundo maior presépio monumental do mundo está em Porto Velho

São mais de 1.600 acervos com de 2.800 peças o objetivo de é contemplar o maior de todos os acontecimentos da humanidade: o nascimento do filho de Deus.

Publicado em 23/11/2019 às 07:33
Atualizado em

(Foto: Portal da Cidade )

Com o acervo composto por mais de 1.600 presépios e 2.800 peças, o Museu Internacional do Presépio Padre Enzo Mángano, carrega o nome do fundador e  ex-presidente da Associação São Tiago Maior. No local é possível avistar um  único presépio montado em um espaço com mais de 50 m², onde o visitante tem contato com a história do Cristianismo, desde a criação da humanidade até a ressurreição de Jesus Cristo. 

Considerado o maior Presépio Monumental do país e o segundo do mundo – atrás apenas de Caltagirone, na Itália – o espaço conta com obras de arte oriundas de diversos países e feitas de materiais recicláveis, palhas, cascas de  nozes, gesso, palha de ouro, pedras, barro, cerâmica e entre outros. As obras são de vários estilos, origens e tamanhos. A maior parte das peças foi adquirida por meio de doações, inclusive de artistas plásticos italianos. Os ambientes contam com pelo menos dezessete encenações com mais de 60 esculturas de cerâmicas de 30 cm. 

O museu foi aberto para visitação pública a partir de 2002, funcionou por dez anos na Paróquia São Tiago até ser transferido para a Associação, e quando se aproxima o período natalino, o local passa a receber um fluxo maior de visitantes. Neste ano, o ponto turístico recebeu obras de reparos no ambiente externo para proporcionar mais conforto, segurança e comodidade ao público. 

Tombado como Patrimônio Artístico do Estado de Rondônia, o monumento atrai turistas de outros Estados que viajam à Porto Velho só para conhecer o museu.

Para quem deseja contemplar as replicações do nascimento do menino Jesus, o atendimento funciona de terça a domingo. Pela manhã, o recinto está aberto nos horários entre 10 horas até às 12 horas, e no período da tarde as visitas públicas iniciam das 14 horas às 20 horas. Os visitantes são guiados por voluntários da associação e a entrada custa o valor simbólico de cinco reais para os adultos e três reais por criança (com idades entre 7 até 12 anos). O Museu Internacional do Presépio de Porto Velho está localizado na Rua Mané Garrincha, 3154, bairro Socialista.

Fonte:

Deixe seu comentário